Pedro Nascimento Cabral entrega prémio de Tuna Mais Tuna em “mais uma edição memorável” do El Açor

2023_03_19_hugo_moreira_web_hm1_0269
cmpd_elacor
19 Março 2023

O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, entregou, este sábado, o prémio de Tuna Mais Tuna à TUMa - Tuna Universitária da Madeira, uma das seis tunas a concurso no El Açor – Festival Internacional de Tunas, que foi organizado pelos Tunídeos e voltou a contar com apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

“Foi mais um fantástico El Açor que brindou a nossa cidade com música das mais variadas proveniências académicas, alegria e espírito tuneril. Renovo os meus parabéns aos Tunídeos pela organização de mais uma edição memorável, que encheu o Coliseu Micaelense e trouxe a Ponta Delgada cerca de duzentos elementos de tunas de Portugal Continental e de Espanha”, sublinhou o autarca.

“Todos foram vencedores destes dias e noites de festival, proporcionando espetáculos musicais de altíssima qualidade e fazendo a festa numa cidade com espírito jovem e universitário. Terminámos - como sempre - com chave de ouro, ouvindo Os Tunídeos e o público no Coliseu a cantar a ‘Cidade de Ponta Delgada’, aquele que eu considero ser um dos nossos mais bonitos ‘hinos’”, declarou Pedro Nascimento Cabral após a entrega de prémios .

Refira-se que do cartaz deste 22.º El Açor fizeram parte seis tunas a concurso, nomeadamente a TUMa – Tuna Universitária da Madeira; a Tuna de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid (Espanha); a Tuna de Medicina de Granada (Espanha); a EUC - Estudantina Universitária de Coimbra; a Transmontuna – Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real) e a TDUP – Tuna do Distrito Universitário do Porto.

Além do prémio de Tuna Mais Tuna, a TUMa - Tuna Universitária da Madeira venceu os prémios de Melhor Tuna, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Pandeireta. O prémio de 2.ª Melhor Tuna coube à Tuna de Medicina de Granada e foi a TDUP a levar para o Porto o prémio de 3.ª Melhor Tuna.

A Tuna de Medicina de Granada recebeu também o prémio de Melhor Solista, enquanto que a Transmontuna venceu o prémio de Melhor Original e a Estudantina Universitária de Coimbra o de Melhor Instrumental.