Passar para o Conteúdo Principal Top
Participar Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada - Azores 2027

pdl27_cmpdbannerArtboard 1-80
Candidatura de Ponta Delgada – Azores 2027 a Capital Europeia da Cultura

Em março de 2021, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu formalizar a sua candidatura a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027, uma intenção que encontrou parceria no Governo Regional dos Açores e nos restantes 18 municípios do arquipélago dos Açores. Foi, assim, com um projeto de âmbito regional que Ponta Delgada entrou num concurso que contava com outras 11 cidades portuguesas: Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Funchal, Oeiras, Vila Real e Viana do Castelo.

Passado um ano da formalização do projeto, em março de 2022, o júri internacional indicou que, das 12 cidades inicialmente a concurso, quatro passariam à segunda fase: Ponta Delgada, Aveiro, Braga e Évora.

Da primeira para a segunda fase, as quatro cidades tiveram a oportunidade de desenvolver o dossiê de candidatura apresentado inicialmente, que responde a um questionário proposto pela Comissão Europeia, regido por seis critérios de avaliação: contribuição para a estratégia a longo prazo da cidade, programa cultural e artístico, dimensão europeia, alcance, gestão e capacidade de execução. Assim, cada cidade desenvolveu dois dossiês de candidatura, um de pré-seleção e outro de seleção. A candidatura de Ponta Delgada – Azores 2027 fez uma versão inglesa (oficial) e uma portuguesa de cada um destes documentos.

Para responder às exigências do processo, o município criou a Estratégia Cultural Ponta Delgada 2030, que orientou e partilhou recursos e conclusões com a candidatura.

A 7 de dezembro de 2022, o júri internacional anunciou que o título de CEC 2027 iria para Évora. Na mesma ocasião, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, anunciou a criação de uma Capital Portuguesa da Cultura, uma iniciativa que conta com um apoio de 2 milhões de euros por parte do Governo da República, e que será inaugurada pelas três cidades finalistas que não receberão o título CEC. Assim, Aveiro será Capital Portuguesa da Cultura em 2024, Braga em 2025 e Ponta Delgada em 2026.Depois de uma interrupção em 2027, ano da Capital Europeia da Cultura, a iniciativa será retomada com recurso a concurso público para definir que cidade ficará com o título de Capital Portuguesa da Cultura.

Para encerrar o processo, e com a perspetiva de um evento cultural de grande dimensão, a equipa de missão de Ponta Delgada – Azores 2027 elaborou um relatório que retrospetiva o caminho de 18 meses de processo de candidatura, e que deixa recomendações sobre como deve ser continuado. Essas recomendações resultam de uma reflexão da equipa, mas também de um processo de auscultação, que aconteceu por inquérito e através de uma assembleia, em formato híbrido. No total, participaram 150 pessoas na consulta pública sobre o legado da candidatura.

Disponibilizamos nesta página os documentos mais relevantes produzidos durante o processo de candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura.

 

Dossiê de candidatura da fase de pré-seleção ENG | PT

Dossiê de candidatura da fase de seleção ENG | PT

Estratégia Cultural Ponta Delgada 2030 ENG | PT

Relatório | Legado: “O que foi, O que fica” PT