Passar para o Conteúdo Principal Top
Participar Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Azores 2027

azores

O que é uma Capital Europeia da Cultura (CEC)?

É o maior evento cultural da Europa. Durante um ano, uma cidade e o território circundante são palco de um programa cultural e artístico intenso que envolve a comunidade local e regional.

Quais são os objetivos de uma CEC?

Promover os valores europeus e entender a cultura como elemento transformador de uma cidade e da região envolvente, estimulando novas dinâmicas sociais e económicas alicerçadas nas artes, no conhecimento, na inovação e na criatividade.

Como surgiu o projeto CEC?

O projeto da Comissão Europeia, que começou por se chamar “Cidade Europeia da Cultura”, arrancou em Atenas, em 1985, como uma iniciativa intergovernamental, que partiu da então Ministra da Cultura da Grécia, Melina Mercouri.

Como funciona o processo de seleção de uma CEC?

Todos os anos, duas cidades de dois países europeus recebem o título, atribuído quatro anos antes, após um processo de seleção conduzido por um júri internacional, composto por peritos nomeados por diferentes instituições europeias.

Por que é que Ponta Delgada se está a candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027?

Porque tem uma identidade cultural única, entre a tradição e a experiência, e esta é uma oportunidade para repensar e dinamizar os espaços culturais da cidade e da região, e fortalecer as indústrias culturais e criativas do seu território.

Por que é que o projeto se chama Ponta Delgada - Azores 2027?

Ponta Delgada - Azores 2027 traduz a vontade de Ponta Delgada envolver toda a região no projeto de candidatura e fortalecer a cooperação cultural entre as nove ilhas, num processo participado, envolvendo toda a comunidade açoriana dentro e fora do arquipélago.

Que impacto terá, a longo prazo, a candidatura Ponta Delgada - Azores 2027 no setor cultural da Região?

Paralelamente à candidatura a Capital Europeia da Cultura, o Município de Ponta Delgada desenvolveu a Estratégia Cultural Ponta Delgada 2030. A Estratégia Cultural norteia os destinos Culturais do concelho até 2030. Uma comunidade que é um Arquipélago transatlântico, estruturado em Ponta Delgada e na ilha, assume-se perante a Região, o país, a União Europeia, a Diáspora e o mundo, como uma importante ferramenta de suporte à implementação de uma estratégia a adaptar, consoante os diferentes ciclos e contextos. O documento está em linha com as orientações estratégicas da Região para o setor, e propõe dinâmicas em rede com outros municípios dos Açores.

Em que fase do processo estamos?

Estamos na fase final, de seleção: Um júri vai avaliar a versão final do dossiê de candidatura das quatro cidades pré-selecionadas, e vai indicar qual será Capital Europeia da Cultura em 2027. O dossiê deve ser entregue até 21 de outubro.
Depois disso, representantes do júri internacional visitarão a ilha, em novembro, e haverá uma audiência com 10 pessoas - da equipa, do Município, do setor cultural e criativo e das nossas comunidades - com o júri, em dezembro, em Lisboa.

Quando se conhece o resultado final?

A decisão final do júri é anunciada na primeira semana de dezembro de 2022, depois de ter visitado as quatro cidades portuguesas pré-selecionadas (Ponta Delgada, Aveiro, Braga e Évora) e de ter recebido as suas comitivas em audiência.

O que acontece se Ponta Delgada for Capital Europeia da Cultura em 2027?

Se Ponta Delgada for CEC em 2027, será desenvolvido um trabalho contínuo de implementação do que foi proposto no dossiê de candidatura, bem como de expansão da programação, dimensão europeia e envolvimento e participação de públicos.

O que acontece se Ponta Delgada não for escolhida?

A equipa estará a trabalhar, até março de 2023, para garantir o legado dos projetos desenvolvidos e das parcerias estabelecidas ao longo do processo de candidatura.

Em que estará a trabalhar a equipa da candidatura em 2022?

A equipa da candidatura em 2022 ausculta, recolhe ideias, projetos e deixa ferramentas de capacitação cultural. Implementamos também projetos-piloto estratégicos, de convocatória aberta, em conjunto com os agentes e instituições locais de modo a envolver o sector cultural criativo e a sociedade civil. Esse trabalho serve diretamente a escrita e a idealização do dossiê de candidatura. Enquanto Ponta Delgada for cidade candidata, não é nosso papel programar a cidade e/ou co-produzir e financiar projetos individuais. As conversas com artistas e agentes culturais são sempre dirigidas para idealizar e pensar o ano de 2027 (pensando o caminho até ao ano do título e também a sua ideia de legado) através de projetos que reflitam as ideias da candidatura e prevejam uma dimensão europeia de cooperação e a participação de diversas comunidades.


Mais informações no portal da candidatura Azores 2027.