Passar para o Conteúdo Principal Top
Participar Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Azores 2027

azores

O que é uma Capital Europeia da Cultura (CEC)?

É o maior evento cultural da Europa. Durante um ano, uma cidade e o território circundante são palco de um programa cultural e artístico intenso que envolve a comunidade local e regional.

 
Quais são os objetivos de uma CEC?

Promover os valores europeus e entender a cultura como elemento transformador de uma cidade e da região envolvente, estimulando novas dinâmicas sociais e económicas alicerçadas nas artes, no conhecimento, na inovação e na criatividade.

Que países vão acolher as capitais europeias da cultura em 2027?

Portugal e Letónia. Ponta Delgada é uma das 11 cidades portuguesas que estão na corrida. O primeiro passo é a entrega de um dossiê de candidatura, até 23 de novembro de 2021, no qual se apresenta um programa artístico para 2027.

 
Por que é que Ponta Delgada se está a candidatar a Capital Europeia da Cultura 2027?

Porque tem uma identidade cultural única, entre a tradição e a experiência, e esta é uma oportunidade para repensar e dinamizar os espaços culturais da cidade e da região, e fortalecer as indústrias culturais e criativas do seu território.

 
Por que é que o projeto se chama Azores 2027?

Azores 2027 traduz a vontade de Ponta Delgada envolver toda a região no projeto de candidatura e fortalecer a cooperação cultural entre as nove ilhas, num processo participado, envolvendo toda a comunidade açoriana dentro e fora do arquipélago.


Que impacto o Azores 2027 terá, a longo prazo, no setor cultural da Região?

Paralelamente à candidatura a Capital Europeia da Cultura, está a ser desenvolvido um Plano Estratégico para a Cultura, que estará em linha com as orientações estratégicas da Região para o setor, e irá propor dinâmicas em rede com outros municípios dos Açores.

 
Quem financia a CEC?

A União Europeia, o Governo da República Portuguesa, o município promotor, entidades públicas e privadas. No caso de Ponta Delgada, dado o objectivo de envolver e beneficiar todo o arquipélago, haverá também um apoio financeiro por parte do Governo Regional dos Açores.

 


Mais informações no portal da candidatura Azores 2027.