Passar para o Conteúdo Principal Top
Viver Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Saco de praia VV

Em 2021, o tema do programa Bandeira Azul foi “Recuperação de Ecossistemas”. O objetivo era alertar que o "planeta é um ecossistema a recuperar".
"Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica; (…) . Se um terço das áreas mais degradadas do planeta for restaurada, e protegidos os ecossistemas ainda saudáveis, é possível absorver e armazenar carbono equivalente a metade de todas as emissões humanas de gases de efeito de estufa e evitar a extinção de 70% das espécies ameaçadas." (fonte: ABAE, 2021).

A atividade Saco de praia Vai e Volta (VV), consistiu na produção de um novo bem (material promocional) para uso durante e fora da época balnear.

Trata-se dum produto de Economia Circular.

Hoje é muito comum falar-se em Economia Circular.
Já pensou sobre o que este nome pomposo quer dizer?
Mais do que qualquer definição, mais ou menos breve, a Economia Circular é um regresso a um passado, não muito distante. A um passado onde os recursos/bens eram valorizados ao máximo e onde após a sua (aparente) perda de valor constituíam recurso para outro novo (ou velho) bem/produto.

Assim é a história deste saco de praia….
Aliar o lazer e o usufruto da praia, à economia circular. O saco de praia VV integra 3 objetivos de desenvolvimento sustentável ODS: descarbonizar a sociedade, valorizar o nosso território e tornar a nossa Economia circular.

No projecto, que decorreu de maio a outubro de 2021, estiveram implicados vários agentes da área do artesanato e da solidariedade/intervenção social.
A matéria-prima para a produção do saco foi obtida através de roupas usadas, depositadas na rede de recolha de roupões da ilha de São Miguel, que é coordenada pela Solidaried'arte. Esta mesma organização produziu o trapilho, no âmbito dum projecto de intervenção social, que decorre num bairro social de uma freguesia do concelho.
Consultaram-se os artesãos de tecelagem local e produziram-se 40 sacos de praia, com o objectivo de servirem de brinde para as visitas institucionais do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara.
O saco de praia tem a particularidade de possuir no seu interior um miniecoponto, de modo a que os bens que são levados para a praia, possam voltar, como resíduos devidamente triados, para a casa do dono do saco.
O saco Vai à praia, levando consigo todos os bens de que o seu utilizador necessita para aquele espaço de lazer, e Volta da praia, trazendo à origem os bens reutilizáveis, assim como os resíduos produzidos.

Conheça a história do saco de praia da CMPD no diagrama seguinte:

SacoPraiaVV_Diagrama

 

O Saco de Praia VV

SacoPraiaVV-5SacoPraiaVV-2SacoPraiaVV-3SacoPraiaVV-4