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Projeto de requalificação do Mercado da Graça
- Branding, Marketing e Comunicação
Branding, Marketing e Comunicação
Os mercados municipais deparam-se com grandes desafios, decorrentes das alterações de procura, de consumo, de oferta e de concorrência. O modelo tradicional dos mercados como eram vistos no passado está obsoleto na forma de abordagem, tendo-se atualizado em termos de identidade visual, na modernização dos operadores, na capacitação de novos serviços complementares ou mesmo na comunicação e marketing de operadores ou do próprio mercado.
Além das intervenções necessárias de adaptação às novas necessidades de infraestruturas e de alterações na arquitetura dos espaços, dotando-as de maior modernidade, eficiência e atratividade, a identidade visual deve ser entendida como parte fundamental destas mudanças.
Alterar o paradigma dos mercados municipais do passado para os mercados municipais de futuro passa, assim, pela intervenção em três domínios fundamentais:
Tratando-se o Mercado da Graça de um espaço com uma história associada –o Convento de Nossa Senhora da Graça –, pretende-se preservar um conjunto de caraterísticas que relembrem essa mesma história, conferindo-lhe no entanto um toque de modernidade.
Situado no centro histórico de Ponta Delgada, o Mercado da Graça tem um grande potencial em termos da atração de público, quer pela sua identidade quer pelo facto de ser um ponto de encontro de agricultores de toda a ilha de São Miguel.
Este projeto pretende por isso conjugar tempos diferentes e tirar partido, do ponto de vista imagético, da própria história deste edifício, fazendo dele uma quase exposição permanente.
Branding
• Criação de uma marca
• Reposicionamento do Mercado
• (Re)criação de uma identidade
• Processo de requalificação
Espectro cromático inspirado em elementos da ilha: o azul do mar, as flores e a cerâmica, o preto da pedra vulcânica.
Identidade visual
Um dos problemas mais comuns nos Mercados Municipais é a ausência de identidade visual que caraterize o espaço e os produtos vendidos. Pretende-se neste espaço recuperar a sua história, conferindo-lhe a modernidade necessária para se tornar um local atrativo.
Por isso, privilegiam-se materiais locais, como a pedra serrada, e opta-se por um layoutgráfico que tenha sempre em conta a história do antigo convento, utilizando para isso uma paleta de cores mais escuras (inspirada nos tons cinza da pedra serrada), em contraste com cores mais claras.
Espaços
Fachada - Exemplo de inserção da sinalética na fachada.
LCD - Coluna com LCDs com vídeos sobre produtos locais e paisagens de S. Miguel.
Painel decorativo – A
Painel decorativo – B
Painel decorativo – C
Bancas
Marketing
A estratégia de marketing, a publicidade e a promoção de vendas a utilizar no “Mercado da Graça” deve estar assente na criação de valor gerado pela requalificação do mesmo, na nova marca e nos serviços prestados. Por isso, a promoção dos operadores, serviços e produtos, deve seguir uma linha comum, identificativa em todos os materiais a utilizar.
Ao mesmo tempo, será pensada a criação de inovadores serviços de aproximação às novas necessidades dos consumidores, criação de materiais de merchandising promocionais da marca “Mercado da Graça” e a associação do marketing à comunicação, nomeadamente, aos social media.
Sacos de compras - Temáticos, dedicados aos produtos locais, como por exemplo o chá, o peixe ou o ananás.
Sacos de compras - Temáticos, com pequenas curiosidades sobre o Convento.
Caixa de madeira de apoio aos comerciantes.
Exemplos na produção de materiais
Cartão cliente
Exemplo novos serviços: Serviço de entregas ao domicílio.
Comunicação
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Página de Facebook com planificação de posts , sobre promoções, operadores, produtos, restauração e novidades.
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Instagram de forma a poderem ser colocadas fotos do mercado e dos diversos momentos e eventos.