Passar para o Conteúdo Principal Top
Viver Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Recolha de resíduos - horários e percursos

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em prol do desenvolvimento sustentável do Concelho e da qualidade de vida das populações, apela, a todos os municipes, que coloquem os contentores de lixo doméstico em frente à sua moradia, uma hora antes do inicio do horário do sistema de recolha e apenas nos dias indicados neste folheto informativo.

O Município preparou para si  uma recolha de resíduos de embalagem de plástico e metal. Coloque no dia indicado o seu saco bem fechado, contendo apenas estes materiais para a recolha.

Contribua para a recolha seletiva de resíduos no nosso Concelho.

A sua colaboração é imprescindível para o sucesso do novo sistema e para a limpeza de Ponta Delgada!

Ponta Delgada agradece!

Os resíduos de grandes dimensões, vulgo “monstros” e os resíduos verdes e lenhosos (erva cortada, ramos, folhas, galhos, etc) são recolhidos pela Câmara Municipal, em dias pré definidos, com marcação prévia através dos contatos 296 304 400 ou linha verde gratuita 800 205 479.

Separe Hoje... Proteja o amanhã. 

Dias de recolha de resíduos urbanos (RU)

1. Zona do Centro Histórico e outras próximas conforme o mapa.

Recolha de segunda a sábado, de resíduos indiferenciados, a partir das 20:00h.

Recolha porta a porta de resíduos de embalagem de plástico e metal, a partir das 20:00h nos seguintes dias:

2ª feira e 6ª feira

recolha

2. Zona envolvente à cidade de Ponta Delgada.

2

2.1 Ruas estreitas da zona envolvente à cidade de Ponta Delgada
(recolha com viatura pequena)

02

* Verifique com a sua Junta de Freguesia quais as ruas estreitas abrangidas por este serviço

3. Freguesias da costa oeste e norte do Concelho de Ponta Delgada

31

4. Recolha de Monstros

Para solicitar a recolha de monstros (resíduos de grandes dimensões) deverá ligar para a Linha Verde nº. 800 205 479 (chamada gratuita). A recolha é realizada apenas com marcação prévia e nos seguintes dias:

  • Segundas-Feiras e Quartas-Feiras: Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios da Bretanha, Sta. Bárbara, Sto. António, Capelas, S. Vicente Ferreira, Fenais da Luz;
  • Terças, Quintas-Feiras e Sábados: Santa Clara; São José; São Sebastião e São Pedro;
  • Terças-Feiras e Sexta-Feira: São Roque; Livramento; Fajã de Cima; e Fajã de Baixo;
  • Quartas-Feira e Sextas-Feiras: Arrifes; Covoada e Relva.

O serviço de recolha de monos efetua a remoção de resíduos de grandes dimensões como armários, mesas, cadeiras, estendais, etc, incluindo também os REEE (resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos), isto é todos os resíduos de equipamentos dependentes de corrente elétrica, de campos eletromagnéticos e de geração, transferência e medição dessas correntes e campos, como televisores, antenas, aquecedores, fornos, frigoríficos, etc.

 5. Resíduos Verdes e Lenhosos

Os resíduos verdes e lenhosos não devem ser colocados no contentor de lixo. A Câmara Municipal de Ponta Delgada efetua a recolha gratuita desses resíduos em sua casa e envia para o Parque de Verdes para serem transformados em composto orgânico. Quando tiver erva cortada, ramos podados, galhos, folhas e outro material verde ligue-nos para marcar a sua recolha. Todo esse material será aproveitado e valorizado! O CUIDADO DO AMBIENTE DEPENDE DE TODOS! Para mais esclarecimentos e marcações ligue 800 205 479 ou 296 304 400.

  • Segundas-Feiras: Feteiras, Candelária, Ginetes, Mosteiros, Sete Cidades, Pilar da Bretanha, Ajuda da Bretanha, Remédios da Bretanha, Sta. Bárbara, Sto. António, Capelas, S. Vicente Ferreira, Fenais da Luz;
  • Quintas-Feiras: Santa Clara; São José; São Sebastião e São Pedro; São Roque; Livramento; Fajã de Cima; e Fajã de Baixo; Arrifes; Covoada e Relva.

foto

Flyer Recolha de Resíduos (2024)

 6. Ecomóvel
  • Trata-se de um ponto de deposição rápido, cómodo e que permite a rotatividade nas Freguesias do Concelho de Ponta Delgada;
  • Permite a proximidade da população ao tema dos resíduos;
  • Proporciona à população a oportunidade de colocar diversas tipologias de resíduos que devem ser desviados do "lixo comum" como óleos alimentares e hidráulicos; tintas e vernizes; lâmpadas; pilhas e baterias; roupas; brinquedos; entre outros;
  • Permite que os resíduos recolhidos sejam encaminhados pelos serviços camarários para destino final adequado.
eco