Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Festa do Desporto regressa esta quinta-feira a Ponta Delgada

Festa do Desporto regressa esta quinta-feira a Ponta Delgada
trofeu
16 Março 2023

A “6.ª edição Gala do Desporto de Ponta Delgada irá realizar-se no próximo dia 23 de março, pelas 20h30, no Coliseu Micaelense em formato duplo”, anunciou o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado.
“No dia após se assinalar os 3 anos do aparecimento do primeiro caso de Covid-19 na região, nós apresentamos o regresso da nossa Gala do Desporto 2019/2022. Fazia falta ao desporto esta iniciativa e fazia falta à Câmara Municipal reconhecer os nossos atletas”, adiantou o autarca.
Pedro Furtado referiu também que “a verdadeira festa do desporto regressa a Ponta Delgada com 50 finalistas e 14 reconhecimentos de mérito desportivo, selecionados a partir de uma lista com mais de 100 nomes ligados ao desporto regional”.
Para o Vice-Presidente do maior Município dos Açores “é importante reconhecer quem atinge estes patamares” e por isso cada pormenor da gala procura transmitir uma mensagem, “desde as músicas que serão tocadas pela Banda Stereo Mode à performance que será interpretada pelo grupo de dança da Associação de Juventude Aprender a Viver, desde a escultura que materializa os prémios que serão atribuídos, à homenagem videográfica, que será projetada no decorrer desde evento com todos os atletas de desporto adaptado finalistas desde a primeira edição desta gala”.
“Este ano, iremos atribuir prémios referentes à época desportiva 2018/2019 e 2021/2022 e teremos como tema o desporto adaptado, por isso fizemos questão de convidar o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal,  José Manuel Lourenço, que já confirmou a sua presença”, adiantou ainda o Vice-Presidente da Autarquia.
Nesta conferência de imprensa, a artista Catarina Alves explicou o desafio, a estrutura e o conceito das esculturas, que servirão de prémio nesta gala de Ponta Delgada, referindo que “em 2020 foi criada a peça ‘Derrubar barreiras’, agora foi criada a obra ‘Derrubar Barreiras versão 2’. Ambas são feitas de rocha vulcânica e acrílico e apesar de serem diferentes, as duas simbolizam a superação dos entraves, dos preconceitos e das injustiças sociais, representando esta ideia de resiliência e triunfo do ser humano perante os obstáculos”.
“Estas obras querem ser uma justa homenagem ao desporto adaptado, pois através da arte e do desporto se ultrapassa barreiras e se promove a inclusão. É esta a mensagem que estes troféus pretendem transmitir”, reforçou Catarina Alves.
Esta gala, que irá homenagear o jornalista João de Brito Zeferino e o desportista e repórter Floriano Machado, tem entrada gratuita e a apresentação será da responsabilidade de Rui Anjos.
Quanto aos finalistas relativos à época desportiva de 2018/2019, para “Jovem promessa do ano” estão nomeados: Marta Brites (Clube Naval de Ponta Delgada), Nicolau Filipe e Vitória Almeida (Associação Clube Futebol Pauleta/Sporting Clube de Portugal).
Para o prémio da “Atleta Feminino do ano 2019” estão selecionadas as atletas Sara Silva (Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada), Sofia Ferreira (Clube União Sportiva) e Fabiana Costa (Clube Kairós).
Quanto ao “Atleta Masculino do ano de 2019” o titulo será disputado por Miguel Alves (Juventude Ilha Verde/Sporting Clube de Portugal), Gonçalo Rodrigues (Clube Náutico da Lagoa) e Carlos Pedrosa (Clube de Actividades Físicas dos Bombeiros de Ponta Delgada).
Para “Treinador do ano 2019”, Alexandra Barroso (Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada), Nilton Silva (Arrifes Kickboxing Clube) e José Neves (Juventude Ilha Verde) são os nomeados.
A nível da “Equipa do ano 2019”, os finalistas são o Laranjeiras Clube, a Juventude Ilha Verde e o Clube De Actividades Gímnicas De Ponta Delgada.
Selecionados para “Dirigente do ano 2019” estão Jorge Medeiros, Nilton Silva e Miguel Machado e o prémio “Clube/Associação do ano 2019” será disputado pelo Arrifes Kickboxing Clube, o Rosinhas Volei Clube e a Juventude Ilha Verde.
Quanto ao “Atleta de Desporto Adaptado do ano 2019”, Maria Maia (Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores), André Bicudo (Clube Naval de Ponta Delgada) e Maria Vicente (Associação de Pais e Amigos das Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores) foram os nomeados.
O “Prémio Carreira do ano 2019” vai para Hélio Ormonde, antigo árbitro e figura proeminente da arbitragem portuguesa em Voleibol.
No que diz respeito aos finalistas da época desportiva de 2021/2022, Inês Simas (futebol), João Medeiros (ciclismo) e Tiago Pinheiro (ginástica aeróbica) são os selecionados para a categoria de “Jovem Promessa do ano 2022”.
A nível de “Atleta Feminino do ano 2022” foram nomeadas Ivete Rodrigues (golfe), Katia Silva (voleibol) e Inês Bettencourt (basquetebol) , enquanto que para “Atleta Masculino do ano 2022” temos Abel Carreiro (motocross), Gonçalo Rodrigues (jet ski) e Luís Rego (ralis).
Para “Treinador do ano 2022” os finalistas são: Nilton Silva (Arrifes Kickboxing Clube), Paulo Borges (CD Santa Clara) e Ricardo Botelho (Clube União Sportiva).
O título de “Equipa do ano 2022” pode ser arrecadado pelo Clube Desportivo Santa Clara (futsal adaptado), Clube Atividade Gímnica De Ponta Delgada ou pelo Santa Clara Açores – Futebol SAD.
Arsénio Furtado (Clube União Micaelense), João Pimentel (Clube Kairós) e Luís Onça (Clube Morcegos Trail) são os selecionados para a categoria “Dirigente do ano 2022” e a  Fundação Pauleta, o Arrifes Kick Boxing Clube e o Clube Kairós são os nomes para o título de “Clube/Associação do ano 2022”.
No que diz respeito ao “Atleta de Desporto Adaptado do ano 2022”, Maria Vicente (CD Santa Clara), Ana Sofia Carvalho (CD Santa Clara) e André Bicudo (Clube Naval Ponta Delgada) são os desportistas destacados.
O Prémio Carreira do ano 2022 vai para Rui Torres, que está ligado ao rali desde os 16 anos e é o  segundo mais antigo com licença desportiva na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Sendo esta uma Gala, que reconhece o mérito desportivo de atletas, dirigentes e associações, serão ainda homenageados 12 pessoas com 30 ou mais anos de dedicação ao desporto: Jaime Ferreira (ténis de mesa), José Furtado Silva (automobilismo),  Augusto Silva (natação), Jorge Batista (treinador e dirigente de judo), José Araújo Lopes (dirigente e árbitro de andebol, hóquei em patins e de futsal), Emanuel Rego (voleibol), José Leonardo Soares (motocross), Ricardo Botelho (basquetebol), Luis Barbosa (futebol), Luís Carvalho (ténis de campo), António José Brilhante (voleibol) e José Manuel Petite (futebol).