Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Centenário do Nascimento de Natália Correia assinalado com mais de uma dezena de eventos

Centenário do Nascimento de Natália Correia assinalado com mais de uma dezena de eventos
07 Março 2023

O programa oficial das Comemorações do Centenário do Nascimento de Natália Correia (1923-2023), um dos principais vultos femininos portugueses no século XX e “a mulher que libertou o pensamento do nosso país”, foi apresentado esta tarde em Conferência de Imprensa.
É composto por mais de uma dezena de eventos, na sua maioria promovidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e organizados em parceria com instituições locais e figuras de renome nacional.
Na ocasião, o  Presidente do Município expressou a “satisfação e o orgulho” da Câmara Municipal de Ponta Delgada por estar ao lado das celebrações do nascimento de Natália Correia, considerando que “falar de Natália Correia é falar de Cultura, falar de uma mulher que libertou o pensamento do nosso país, ímpar na luta pelos direitos humanos e pelos direitos das mulheres, ímpar na literatura”.
Uma “referência” de Ponta Delgada e com projeção no país e no mundo, cujo legado “nunca é demais lembrar”, acrescentou.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, como sede do concelho onde nasceu a mulher, a escritora, poeta, dramaturga, romancista, ensaísta, jornalista e política, vai assinalar o centenário do seu nascimento e fazê-lo com o programa diversificado e dirigido a diversos públicos, revelou o Vereadora da Cultura, Sérgio Rezendes.
O edil agradeceu o empenho da equipa que está a abraçar o projeto e das entidades parceiras.
Sábado, 11 de março, o Centro Natália Correia acolhe o “Projeto Natália”. A jornalista Vera Santos conduzirá a apresentação do disco vinil “Projeto Natália”, seguido de um concerto com canções/poema interpretados pelos artistas Mia Tomé e Mário George Cabral.
Neste projeto, que junta artistas que fazem a ponte entre a ilha de São Miguel, onde Natália Correia nasceu, e Lisboa, cidade onde a escritora passou grande parte da sua vida, através da música eletrónica, pop, mas sobretudo pelo spoken words, é dada voz a poemas que melhor representam a responsabilidade que Natália teve na emancipação das mulheres portuguesas e que relembram, ainda, o seu papel elementar na nossa Democracia.
Nos dias 14, 15 e 16 de março, decorre, também no Centro Natália Correia, uma iniciativa que se apresenta como um dos pontos altos das comemorações: o Colóquio Comemorativo do Centenário do Nascimento de Natália Correia (1923 – 2023)
O Colóquio é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada e recebe especialistas sobre as várias temáticas da obra multifacetada da autora, como Ângela de Almeida (que é, também, Comissária Científica deste colóquio), José Anes, Anselmo Borges (Padre), Armando Nascimento Rosa, Fernando Dacosta, Francisco Topa, Júlia Lello, João de Melo, António Vilhena. Para além de estudiosos, muitos destes especialistas conviveram com Natália Correia.
De acesso livre a todos os interessados, o Colóquio também pode ser acompanhado online, via streaming, nos canais da Câmara Municipal de Ponta Delgada, sempre com o objetivo de homenagear uma das personalidades mais importantes da Literatura e da Cultura Portuguesa e Europeia, natural desta cidade, onde viveu até aos 11 anos de idade.
Durante os dias do colóquio serão abordados os temas centrais na sua obra, tais como a ilha-mãe, o Pentecostalismo, o Humanitarismo, o Absoluto, os vários géneros e correntes literárias que cruzam a obra da autora.
Será também apresentada a biografia da autora da autoria de Filipa Martins.
Presente na Conferência de Imprensa desta tarde, Ângela de Almeida agradeceu o convite que lhe foi feito para colaborar na consultadoria científica deste projeto e felicitou o Município pela iniciativa.
A comissária destacou o grande amor de Natália Correia pelos Açores. “Ela levou os Açores para Lisboa, e os Açores viveram sempre com ela, na sua obra e no seu pensamento”, lembrou.
No dia 14 de março, às 21h00, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Canta-se Natália Correia num concerto inteiramente açoriano, com poemas de Natália Correia, com Aníbal Raposo, conhecido poeta, pintor e cantautor local, com uma contribuição extensa e relevante para a música popular dos Açores, acompanhado por Paulo Bettencourt, na guitarra, e por Romeu Presunça nas percussões.
O Projeto “Natália Vai à Escola” começa já este mês de março – na Escola Secundária Domingos Rebelo
A Câmara alia-se à Universidade dos Açores, através do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e do Centro de Estudos Humanísticos, e a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, num projeto que consiste na divulgação da obra literária da poetisa micaelense junto do público estudantil dos ensinos básico e secundário das escolas do concelho de Ponta Delgada.
Pretende-se divulgar e aprofundar o conhecimento da figura de Natália Correia, promover o gosto pela leitura e pelos estudos literários e desenvolver a sensibilidade artística dos jovens.
De 20 de abril a 30 de junho, no Centro Municipal de Cultura tem lugar a Exposição Comemorativa do Centenário do Nascimento de Natália Correia. Esta mostra resulta de uma parceria da Câmara com o Museu Carlos Machado, tendo como principal intuito mostrar um lado mais íntimo de Natália Correia, dando a conhecer vários bens e objetos pessoais.
A 25 de Abril o “Projeto Natália” (o concerto com canções poema interpretados pelos artistas Mia Tomé e Mário George Cabral) volta ao Centro Natália Correia para celebrar os valores da Revolução de 1974 – a liberdade e a democracia – mas que, relembra, como já foi dito, o papel de Natália Correia na nossa Democracia.
Em maio é o regresso do Projeto “Natália Vai à Escola”, desta feita, na Escola Secundária Antero de Quental.
Em novembro, o projeto “Natália vai à Escola” Secundária das Laranjeiras.
No início deste ano, através da apresentação, em janeiro, no Coliseu Micaelense, da peça “Eu, Natália”, de Maria Amélia Lopes, junto do público estudantil, Ponta Delgada começou a assinalar, celebrar e difundir o legado de Natália Correia.
Recorde-se que o Prémio Natália Correia volta a estar em concurso, nesta edição em que a poesia é o género escolhido. Este ano, todo o processo de candidatura foi informatizado de modo a promover a eficiência, a transparência administrativa e a proximidade com os interessados.

 

*Programa sujeito a alterações