Ponta Delgada é a capital do atletismo nacional este fim de semana

am_20221210_21
am_20221210_20
am_20221210_18
am_20221210_16
am_20221210_12
am_20221210_9
am_20221210_5
am_20221210_2
10 Dezembro 2022

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, recebeu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os atletas da 58.ª Corrida São Silvestre.
Na ocasião, o edil afirmou o orgulho em Ponta Delgada ser este fim de semana a capital do atletismo nacional ao receber a “nobreza” da modalidade para uma “grande festa” do desporto que reúne atletas regionais e nacionais.
Pedro Furtado destacou a qualidade da Corrida São Silvestre, quer pela excelência da organização, quer pela capacidade de mobilização, sendo que a prova desta tarde conta com mais de 1200 inscritos.
O Vice-Presidente elogiou na pessoa do atual presidente, Miguel Machado, todas as direções da Associação de Atletismo de São Miguel (AASM), enaltecendo a dedicação dos seus elementos e a coesão das equipas e reconhecendo “não ser fácil manter consecutivamente uma prova desta qualidade”. A Corrida São Silvestre de Ponta Delgada é, recorde-se, a segunda mais antiga do país. Só não se realizou em 2020 por imperativos da pandemia de Covid-19.
“Já faz, por isso, parte do nosso ADN” , assumiu o autarca, lembrando que importa dar continuidade ao espírito de inovação e de busca da excelência que tem pautado esta prova que conta com o apoio, como patrocinador principal, da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Perante um Salão Nobre repleto de atletas, equipas técnicas e acompanhantes, o governante referiu ainda a importância deste evento desportivo, para a promoção turística de Ponta Delgada, destino que tem primado pela forma como se relaciona com a natureza, mas também, pela forma como concilia a herança e o futuro.
Pedro Furtado também apontou alguns dos importantes valores que estão associados a  uma competição como a São Silvestre e que são de salutar, como o espírito de sacrifício, o respeito pelas regras e a coexistência harmoniosa entre pessoas.
E é precisamente com o espírito de partilha de valores que a São Silvestre de Ponta Delgada se distingue com a presença, todos os anos, de um embaixador que não se limita a dar o tiro de partida, percorrendo escolas para partilhar a sua experiência e inspirar os mais jovens.
Este ano, o embaixador é Rui Silva, medalha de bronze nos 1500 metros nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, campeão do Mundo por uma ocasião e da Europa em três.
O  atleta olímpico agradeceu o convite da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da AASM, afirmando ser um orgulho poder ser embaixador desta prova e congratulando-se com a experiência tida com os alunos das escolas secundárias das Laranjeiras e da Ribeira Grande.
A 58.ª Edição da Corrida São Silvestre da Cidade de Ponta Delgada está agendada para as 18h30 de hoje, 10 de dezembro.