Câmara aprova voto de congratulação ao CCR pelos seus 40 anos

17 Novembro 2022

A Autarquia aprovou, na sua reunião ordinária, por unanimidade, um voto de congratulação ao Centro Cultural e Recreativo do Pessoal da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CCR) pelo seu 40.º aniversário.

João Basílio Medeiros Rocha, José Manuel Ávila de Sousa, António Luís Gonçalo Martinho, Jorge Alberto Correia Viveiros, Maria de Fátima Sousa de Medeiros Velho Quintanilha, Olga Maria Figueiredo, Ana Paula Cabral Resendes, Rui Manuel Ferreira de Sousa, António Maria Cabral da Silva e José Luís da Costa Vieira foram os fundadores desta associação municipal e os responsáveis pela criação dos estatutos.

Neste documento, a missão desta associação é descrita como um investimento na formação social e moral dos associados, no seu desenvolvimento físico e intelectual, através da criação de condições de bem-estar e de recreação, promoção de eventos de aproveitamento de tempos livres como a realização de passeios, festas tradicionais do trabalho, manifestações folclóricas de caráter cultural e recreativo, criação e desenvolvimento de agrupamentos artísticos e ainda da prática desportiva.

De 52 associados (1994) passou-se para 380 sócios (2022) um número que corresponde a 47% das colaboradoras e colaboradores dos quadros desta autarquia.

Atualmente, o CCR é liderado por José Manuel da Silva Campos e na direção integra Maria Filomena Martins Ponte, Liseta da Conceição Melo Ferreira Massa, Andreia Medeiros Martinho, João Paulo Silva Oliveira, Luís Carlos Teixeira Cabral e Lília Márcia Arruda Rego Eufémia.

A Assembleia Geral é presidida por Sérgio Filipe Carreiro Pacheco e coadjuvada por Patrícia Alexandra Almeida Oliveira e Maria Susana Silva Raposo.

Quanto ao Conselho Fiscal, este é presidido por Vicenta Maria Silva Raposo Sousa, e integra, ainda, Susete Margarida Raposo Moniz Viveiros, Verónica Jesus Amaral Barroso Pedro, Andreia Medeiros Rego e Luís Filipe Avelar Pereira.

No que toca a atividades, o CCR tem dois eventos que se realizam todos os anos e contam com a particular dedicação de todas as suas direções: a Festa de Natal para que os filhos de todos os associados possam ter um momento festivo e uma prenda e uma ação social e humanitária que se traduz na iniciativa “Dádiva de Sangue”, com o sentido de beneficiar o Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.

Este voto vem reconhecer o papel ativo desta associação ao longo destes 40 anos no cultivo dos valores de entreajuda e de reforço de laços entre os vários departamentos, serviços e recursos humanos desta Câmara Municipal, contribuindo, fortemente, para o verdadeiro espírito de missão desta instituição para com os munícipes.