Pedro Nascimento Cabral destaca “marca da portugalidade” e “cariz solidário” da Academia do Bacalhau

Pedro Nascimento Cabral destaca “marca da portugalidade” e “cariz solidário” da Academia do Bacal...
academiadebacalhau02
academiadebacalhau03
academiadebacalhau07
academiadebacalhau08
academiadebacalhau04
14 Outubro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), Pedro Nascimento Cabral, enalteceu, esta quinta-feira, a matriz solidária e culturalmente ampla da Academia do Bacalhau de São Miguel, que reúne atualmente 130 membros efetivos.

“É inegável a importante marca da portugalidade e, por associação, o cariz solidário que constatamos na Academia do Bacalhau. Trata-se de uma postura cívica na qual autarquia se revê e faz questão de apoiar”, sublinhou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia onde recebeu o presidente da Academia do Bacalhau de São Miguel e vários representantes de outras academias do país e do mundo, a propósito do 49º Congresso Mundial das Academias do Bacalhau que decorre até ao próximo dia 16 de outubro, na ilha de São Miguel, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Na ocasião, o Presidente do Município quis também ressalvar as ações solidárias encetadas pela Academia do Bacalhau de São Miguel, tendo destacado “a oferta de material médico ao Hospital do Divino Espírito Santo”, por entre “o manancial de importantes auxílios” protagonizados pelo movimento desde a sua existência e, sobretudo, durante o período mais crítico da pandemia.

Nesse seguimento, o autarca exortou os membros da organização a continuarem a acompanhar a autarquia nas suas ações solidárias e diante dos “desafios e imponderáveis” que os tempos vindouros prometem colocar, “fruto da guerra encetada pela Rússia contra a Ucrânia e da crise inflacionista que dela deriva”.

Já o Presidente da Academia do Bacalhau de São Miguel, Valter Franco, agradeceu “o pronto e generoso apoio” da autarquia, sem o qual “não teria sido possível realizar o Congresso”.

A Academia do Bacalhau de São Miguel foi fundada em 1994, a 30 de outubro e, de um total de 64 academias espalhadas pelo mundo, foi a 18ª a ser fundada. Ponta Delgada, refira-se, é Município Honorário da Academia do Bacalhau de São Miguel.

Os membros das academias tratam-se, entre si, por “compadre” ou “comadre”, nivelando, assim, o relacionamento entre qualquer classe social.