Câmara de Ponta Delgada prepara Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo

03 Outubro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está, neste momento, a preparar o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo e as respetivas medidas estratégicas a implementar até 2026, anunciou, esta segunda-feira, a Vereadora Cristina Canto Tavares.

“Neste momento, estamos a traçar o conjunto de políticas sociais de que a população sénior do concelho beneficiará já a partir de 2023, pelo que, a breve trecho, estaremos em condições de apresentá-las publicamente”, fez saber a autarca.

Cristina Canto Tavares falava durante um almoço-convívio que decorreu na Casa de Povo dos Mosteiros e permitiu assinalar o Dia Europeu da Pessoa Idosa na presença de mais de 50 idosos dos Centros de Convívio dos Mosteiros e Livramento.

“As novas medidas do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo vão juntar-se à ampla oferta já disponível no concelho de Ponta Delgada nos domínios do envelhecimento e da velhice, como são exemplo os 23 centros de convívio existentes, ou as medidas ‘Exercício e Saúde na 3ª idade’, ‘Idosos Ativos’, cartão PDL Senior e o Taxi 65”, acrescentou Cristina Canto Tavares, que tem à sua responsabilidade o pelouro do Planeamento Intergeracional.

Entretanto, à mais de meia centena de idosos presentes no almoço-convívio, a Vereadora fez questão de endereçar “um caloroso abraço” em nome e representação do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.

Como sublinhou, o Município de Ponta Delgada “tem ainda programadas várias iniciativas para o decurso do ano”, todas elas a prometerem recuperar “o que os dois anos de pandemia vieram limitar”.

Cristina Canto Tavares qualificou a população sénior como “um exemplo de resiliência e sabedoria para os mais novos”, frisando que a “autarquia continuará investida em prevenir a solidão e o isolamento” e, como tal, estará “a fomentar novas formas de relacionamento interpessoal e intergeracional”.