Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Colóquio da Lusofonia consolida “cosmopolitismo” e “multiculturalidade” de Ponta Delgada

Colóquio da Lusofonia consolida “cosmopolitismo” e  “multiculturalidade” de Ponta Delgada
01 Outubro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, esta sexta-feira, que eventos como o Colóquio da Lusofonia reforçam o caráter multicultural e cosmopolita que atualmente definem Ponta Delgada e a Região Autónoma dos Açores.

“São iniciativas como esta que convidam a um conhecimento mais profundo das nossas referências culturais, ao mesmo tempo que consolidam a imagem de cosmopolitismo da cidade, do concelho de Ponta Delgada e dos Açores, que se candidata a Capital Europeia da Cultura, destacando a nossa condição lusófona ilhéu, mas também a nossa multiculturalidade”, defendeu o autarca, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Pedro Nascimento Cabral discursava na sessão de abertura do 36º Colóquio da Lusofonia, fórum que contempla uma ampla programação cultural e literária e se estenderá até ao próximo dia 5 de outubro, em Ponta Delgada.

“A diversidade programática desta iniciativa, que abrange a apresentação de livros, sessões musicais e recitais de poesia, teatro e cinema documental, com intervenientes dos Açores, do Brasil, do Continente, Cabo Verde, Canadá, entre outras proveniências, é, também, um contributo do colóquio para a valorização de Ponta Delgada e dos Açores, como espaço de convergência de cultura, com atração e interesse para locais, estudantes e visitantes”, frisou o Presidente do Município, destacando ainda a importância do evento para “o melhor entendimento do património da língua portuguesa”.

Segundo Pedro Nascimento Cabral, “Ponta Delgada é, a partir de hoje, pátria de uma cultura feita em verso, poesia, literatura, literacia, música e cinema, na celebração dos vinte anos deste fórum de divulgação do pensar, escrever e do fazer da lusofonia identidade”.

A sessão de abertura do 36º Colóquio da Lusofonia fica ainda marcada pela assinatura de um protocolo de cooperação mútua entre a Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, de que é presidente Chrys Chrystello, e o World Poetry Movement, o maior clube de escritores do mundo que esteve representado por Luís Filipe Sarmento.

Em representação das demais entidades oficiais, estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Dias da Rocha, o Diretor Regional dos Assuntos Culturais, José Brio Ventura, o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, a Secretária da Educação Cultura e Património Histórico da Prefeitura de Porto Seguro, Dilza Reis, e o Chefe da Tribo de Índios Pataxós, Raoni Pataxó.

O Colóquio da Lusofonia é uma iniciativa da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia e, nesta sua 36ª vida, está a ser promovida num esforço articulado com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Câmara Municipal de Belmonte.

A concretizar-se pelo segundo ano consecutivo em Ponta Delgada e a completar 20 anos de existência, o colóquio congrega meia centena de autores açorianos de todas as idades e géneros literários e apresenta cinco novos livros de autores açorianos na presente edição.

Nesta 36ª edição serão homenageados Eduíno de Jesus, Chrys Chrystello, Pedro Paulo Câmara e Norberto Ávila, este último a título póstumo.