Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada repudia “aproveitamento político marcado pelo populismo e mentira”

06 Abril 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada repudia o aproveitamento político marcado pelo populismo e mentira por parte de certos responsáveis políticos.
Pedro Nascimento Cabral, que falava esta manhã na reunião da Câmara Municipal, referia-se, em esclarecimentos prestados à oposição, a certas posições públicas relativas à intervenção em curso no lado sul da Matriz e aos serviços de recolha de lixo da autarquia.
O edil reiterou que, perante a necessidade de potenciar a vivência no espaço público pelas pessoas e comerciantes enquanto decorre o procedimento do concurso de ideias destinado à requalificação do espaço urbano, em parceria com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, era urgente intervir naquela zona da cidade.
O Presidente explicou que a calçada ali existente representava um perigo para as pessoas, dados os buracos e deformações causados pelas chuvas do inverno. Neste sentido, a autarquia tinha duas hipóteses: repor simplesmente a calçada ou requalificar de forma transitória aquele espaço, permitindo, neste caso, que os empresários do comércio e restauração pudessem colocar expositores de produtos ou esplanadas e, ao mesmo tempo, criar condições para a dinamização cultural naquela zona da cidade.
O Executivo presidido por Pedro Nascimento Cabral optou pela segunda hipótese, “de forma tornar a cidade mais aprazível para receber quem nos visita e para quem aqui vive e trabalha até à implementação do projeto final do concurso de ideias”, o que só deverá ocorrer no início de 2023.
O autarca salientou que a decisão de avançar com as obras em causa é anterior à entrega da petição para a reabertura do centro histórico ao trânsito e que somente nesta manhã é que foi devidamente notificado pela Presidente da Assembleia Municipal de que a petição que defende a reabertura ao trânsito reúne os pressupostos legais para poder ser levada a discussão e votação neste órgão, conferindo um prazo até 45 dias para que a Câmara Municipal se possa pronunciar.
“Esta Câmara Municipal já demonstrou o caminho de desenvolvimento que pretende seguir para Ponta Delgada, mas aceitará de forma integral e sem quaisquer reservas a decisão da Assembleia Municipal, órgão soberano e representativo de todos os cidadãos do nosso concelho”, afirmou com serenidade, exortando todos os partidos políticos ali representados que não se remetam ao confortável voto de abstenção e assumam uma posição concreta quanto ao presente e futuro de Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral não aceita, por isso, “o aproveitamento político, marcado pelo populismo e mentira, que merece o nosso repúdio”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada também apresentou na mesma reunião um voto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU), na pessoa da Chefe de Divisão Paula Brás Soares de Albergaria, que tem feito um trabalho “extraordinário”, tendo em conta os meios físicos e humanos disponíveis, sendo injustas as críticas públicas por parte de alguns responsáveis políticos, numa “atitude censurável, que privilegia o espalhafato do que de menos bem se faz na recolha do lixo, ao invés de promover atitudes civicamente elevadas”.
O edil afirmou que a solução da recolha de lixo é muito “desafiante”, atendendo ao constante crescimento da cidade.