Capital Europeia da Cultura 2027: Ponta Delgada entre as quatro finalistas

11 Março 2022

Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura - Azores 2027 está entre as quatro candidaturas a Capital Europeia da Cultura finalistas, ao lado de Aveiro, Braga e Évora.
O anúncio foi feito esta tarde, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, pelo júri internacional.
Sentimentos como emoção e sentido de responsabilidade predominaram no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada, acompanhou a transmissão em direto, bem como no CCB, onde estiveram alguns dos membros da comitiva que defendeu, ontem, a candidatura.
Em declarações à comunicação social, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada considerou ser “um dia feliz não só para Ponta Delgada, mas também para os Açores e demonstrativo de uma candidatura de qualidade, composta por um grupo de personalidades de excelência”.
Pedro Nascimento Cabral lembrou que em 2027 assinala-se o 600.º aniversário da descoberta dos Açores e “sermos Capital Europeia da Cultura seria muito significativo para a região”.
O edil agradeceu, penhorado, a todos os intervenientes neste projeto, em especial ao Diretor Artístico, António Pedro Lopes.
O Presidente garante que, nesta nova fase,  “a confiança mantém-se e o nível de eficiência e de qualidade também”.
Logo após a revelação de que a candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura - Azores 2027 estava na short list de cidades que podem ser Capital Europeia da Cultura em 2027, foram muitas as entidades e personalidades que demonstraram a sua satisfação, entre as quais o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, entidade parceira.
Entre dezembro deste ano e janeiro de 2023 será anunciada a candidata escolhida para, juntamente com uma cidade letã, receber o título de Capital Europeia da Cultura 2027. Até lá, as cidades portuguesas pré-selecionadas terão oportunidade de rever e ajustar as suas candidaturas e podem receber visitas do júri.
Pelo caminho ficaram Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real.