Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugura posto avançado de atendimento na cooperativa do Bom Pastor

Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugura posto avançado de atendimento na cooperativa do Bom Pa...
bompastor01
bompastor05
bompastor09
bompastor14
bompastor16
bompastor19
bompastor21
21 Janeiro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, inaugurou hoje o posto avançado de atendimento na Cooperativa Agrícola do Bom Pastor.
“Um passo muito importante para os objetivos deste Município quanto à valorização, ao incentivo à competitividade e à consolidação do reconhecimento da agricultura como setor base da economia de Ponta Delgada e dos Açores em geral”, afirmou o edil na assinatura do Compromisso de Intenção com a Bom Pastor, neste ato representada pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração, Paulo Jorge Pacheco.
O Presidente, acompanhado pela Vereadora para as áreas da Inovação, Empreendedorismo e Tecnologias de Informação, Cristina Canto Tavares, acrescentou que “com este posto avançado a Câmara Municipal dá forma e conteúdo ao propósito de melhorar a eficiência dos serviços municipais na maior bacia leiteira dos Açores ao acentuar a tão necessária política de proximidade, agilizando procedimentos e tornando menos complexos os processos de licenciamento e quaisquer outros solicitados pelos nossos lavradores”.
Pedro Nascimento Cabral adiantou, perante os membros dos órgãos sociais da cooperativa, estar perante “mais um contributo da Câmara Municipal para o impulso ao desenvolvimento da agricultura do concelho e da ilha”, um setor que considera ser fundamental para o desenvolvimento económico e social.
A autarquia reconhece na Cooperativa Agrícola do Bom Pastor “um aliado privilegiado, que representa as principais marcas do setor agrícola, com reconhecido papel e historial, e que merece toda a disponibilidade de cooperação”.
O Presidente tem defendido a criação de sinergias com o setor com o intuito de “tornar a lavoura mais competitiva e atrativa” e “promover uma maior coesão territorial do nosso concelho”, com a fixação das pessoas nas freguesias rurais, onde o setor primário se mantém como referência de desenvolvimento local.
É o caso dos entendimentos que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver com o IROA- Instituto Regional de Ordenamento Agrário SA  e que visam melhor servir os agricultores do concelho. Uma cooperação que vai no sentido de se fazer um correto levantamento da rede de caminhos de penetração existentes e definir prioridades no abastecimento de água e eletricidade que sirva “de modo válido e eficiente os nossos homens da lavoura e as suas explorações”.
“Um desenvolvimento sustentável e harmonioso não pode estar dependente de regras e normas desatualizadas das reais necessidades dos agentes do setor, mas antes assente em consensos, parcerias com visão de futuro e estratégias concertadas que, neste caso, também visem alcançar uma simbiose perfeita entre agricultura e turismo”, razão pela qual, concluiu, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está e estará sempre ao lado da maior bacia leiteira dos Açores”.
Para o Vice-Presidente do Conselho de Administração da Bom Pastor, Paulo Jorge Pacheco, o posto avançado “reforça os objetivos porque sempre lutaram” e apresenta a vantagem de “aproximar a Câmara Municipal de Ponta Delgada dos agricultores, que beneficiam”.
Após a assinatura do Compromisso de Intenção, teve lugar uma visita pela instalações da Cooperativa que conta com quase 75 anos de vida, emprega perto de quarenta pessoas e conta com mais de 500 associados de toda a ilha de São Miguel.