Exposição sobre o 30.º aniversário do primeiro estágio da Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa em Ponta Delgada

10 Agosto 2021

Está patente no lado sul do Largo da Igreja Matriz de Ponta Delgada, até segunda-feira, uma exposição dedicada ao primeiro estágio da Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa (OSJL) em Ponta Delgada, há 30 anos.
A mostra “Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, 30.º aniversário do 1.º estágio de Verão - 1991-2021” é constituída por fotografias do primeiro estágio da referida orquestra nos Açores e por testemunhos de participantes, que evidenciam a importância da iniciativa quer para a OSJL, quer para o Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD).
“Este estágio acabou por ser a chama que deu início à minha futura vida profissional como violetista”, confessa Susana Cordeiro, antiga aluna do CRPD e professora do Conservatório de Música do Porto.
Já Rui Fernandes, antigo elemento da OSJL e Diretor da Academia de Música de Lisboa, recorda a ansiedade pela viagem de avião e “a música, os ensaios, o maestro, as passagens a estudar, os novos amigos, os novos sabores e o bife de tubarão”.
Desde 1991 que a OSJL realiza estágios em território nacional durante o verão, principalmente em Ponta Delgada.
“As ilhas providenciam condições quase ideais para este tipo de atividade por várias razões. Em primeiro lugar, o facto de estarmos ao meio do Atlântico traduz-se efetivamente numa garantia de 100% de presenças nos ensaios (…). Em segundo lugar, dá oportunidade para muitos jovens portugueses verem uma parte do seu próprio país que de outra forma não iriam conhecer. E ainda o facto de estarmos perto do mar com condições típicas de férias (praia, piscinas naturais, etc.) ensina aos jovens a importante distinção entre trabalho e divertimento”, sustenta Christopher Boachman.
O maestro e compositor acrescenta que “o facto de podermos trabalhar intensivamente com vários ensaios por dia e em dias seguidos faz com que o trabalho renda muito mais”.
Durante os estágios, a OSJL tem aberto as suas portas à inclusão de jovens açorianos, providenciando uma experiência adicional importante para a sua formação como músicos e instrumentistas, fomentando uma aproximação entre jovens músicos das ilhas e os do continente, e fortalecendo laços com as universidades e escolas superiores onde estes jovens podem prosseguir os seus estudos musicais.
O Estágio Nacional da Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa em Ponta Delgada, numa parceria com o Conservatório Regional de Ponta Delgada e com o apoio da autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte, termina com a realização de três concertos: a 12 de agosto, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora das Neves da Relva; a 13 de agosto, às 17h00, na Igreja de São Nicolau das Sete Cidades; e a 14 de agosto, às 21h30, na Igreja Matriz de São Sebastião.
Serão apresentadas obras de Jean-Philippe Rameau, Domenico Scarlatti, Henry Purcell e Jean Sibelius.
O repertório a ser apresentado no Estágio da Orquestra será o seguinte: Deux piéces, de Jean-Philippe Rameau; Sonata K380, de Domenico Scarlatti; Cinco peças para orquestra de cordas, de Paul Juon; Fantasia nº 2, de Henry Purcell, Sérénade, de Joseph – Guy Ropartz; Serenade de Wolf – Ferrari; Romance op. 42, de Jean Sibelius.