“Os Suspeitos do Costume” arrancam com as atividades da Bandeira Azul 2021 em Ponta Delgada

ossuspeitosdoconstume1
ossuspeitosdoconstume2
ossuspeitosdoconstume3
ossuspeitosdoconstume4
16 Junho 2021

“Recuperação de Ecossistemas” é o tema para a época balnear 2021 proposto pela Associação da Bandeira Azul da Europa.
Em Ponta Delgada, a autarquia presidida por Maria José Lemos Duarte já deu início às várias atividades programadas para a presente época balnear com “Os Suspeitos do Costume”, que teve lugar hoje com a identificação e limpeza de resíduos do areal da Praia das Milícias.
Esta atividade contou com colaboração de oito elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU) e teve como objetivo a recolha manual de resíduos; secagem e crivagem dos resíduos; contagem manual; categorização dos resíduos por abundância e psagem; encaminhamento dos resíduos para destino final adequado.
A atividade abrangeu uma área de 100 metros de comprimento por 20 metros de largura e prolongou-se por uma hora e meia.
Foram recolhidos no areal 1.120 kg de resíduos, nomeadamente 440 gramas de plástico e 680 gramas de indiferenciados, em cerca de 22 peças diferentes.
Entre o plástico encontrado, estão micro plásticos (abaixo de 5 cm dimensão), macro plásticos (acima de 20 cm de dimensão), tampas de garrafa, brinquedos, palhinhas, paus de chupa-chupa, esferovite, cordel de pesca, molas e tampas de soro fisiológico.
Foram também encontrados outros resíduos, nomeadamente, beatas, tampas de metal de garrafas, pensos rápidos, rebuçados, paus de madeira, gazes, tecidos, papel metalizado, rolhas cortiça e resíduos orgânicos (casca de laranja).
A maioria dos resíduos encontrados estão associados à ação humana no local, embora outros possam ter chegado à praia através da ação do mar.
Para 24 de junho está agendada, também a partir das 09h30, a identificação e remoção de espécies invasoras (chorões) na Praia das Milícias e na Praia do Pópulo, com a participação de jovens da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel (ASISM).
Ponta Delgada volta a hastear este ano a Bandeira Azul na Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Poços de São Vicente Ferreira/Capelas, Poças Sul dos Mosteiros e Forno da Cal, as cinco praias e zonas balneares concessionadas ao Município que recebem todas o galardão europeu pelo sétimo ano consecutivo.