Câmara investe na melhoria dos sistemas de recolha e drenagem de águas pluviais nos Arrifes

17 Abril 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai investir um total de 169 mil euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, na empreitada de construção de sumidouro e repavimentação no troço norte da Rua do Outeiro e na construção de sumidouro no Caminho das Arribanas, ambas na freguesia dos Arrifes.
No que respeita à Rua do Outeiro, o concurso público, que acaba de ser lançado, prevê a substituição da camada de desgaste e do lancil e a beneficiação do sistema de drenagem de águas pluviais.
O objetivo da autarquia, presidida por Maria José Lemos Duarte, é melhorar os sistemas de recolha de águas pluviais com a construção de um sumidouro de grandes dimensões (10x3m), renovar os pavimentos e, consequentemente, melhorar as condições de trânsito nesta importante via dos Arrifes.
No caso do Caminho das Arribanas, o investimento municipal visa solucionar problemas identificados durante os meses de inverno, designadamente os de drenagem das águas pluviais que confluem com esta rua.
Assim, a autarquia pretende levar a efeito a construção de um sumidouro, com a edificação do equipamento numa parcela de terreno adquirida pelo Município para o efeito, contribuindo, deste modo, para a melhoria do sistema de recolha e de drenagem das águas pluviais.
Está ainda prevista a execução de uma ligação ao sumidouro existente (a cerca de 20 metros) através de manilhas de betão, por forma a garantir o vazão do dispositivo quando este atinja a sua capacidade máxima de recolha.
A intervenção na Rua do Outeiro e no Caminho das Arribanas, com um prazo de execução de 120 e 45 dias, respetivamente, a contar depois da adjudicação e do início da obra, tem como objetivo, além da resolução de problemas concretos, reforçar o bem-estar da população e de todos quantos utilizam estas duas vias da freguesia dos Arrifes.