Câmara de Ponta Delgada reafirma compromisso de construção do Salão das Festas na freguesia das Sete Cidades

16 Julho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, reafirmou ontem o compromisso de construção do Salão das Festas na freguesia das Sete Cidades.
Um equipamento que vai contribuir para a dinamização da económica, social, cultural e turística da freguesia e que aguarda resposta por parte da Secretaria Regional do Ambiente desde outubro do ano passado.
Em outubro de 2019, a Câmara Municipal solicitou à Direção Regional do Ambiente que o projeto fosse considerado uma ação de relevante interesse público, pois visa colocar ao dispor da comunidade um espaço que permita a realização de atividades de interesse público com fortes raízes identitárias de uma cultura popular.
No comunicação enviada, é ressalvado que a solução arquitetónica apresentada interpreta de forma contemporânea os aspetos de integração no meio ambiente e potencia uma utilização qualificada e adequada às necessidades funcionais.
Volvidos 9 meses, a Câmara Municipal de Ponta Delgada aguarda resposta ao pedido.
A informação foi comunicada ontem à Presidente da Junta de Freguesia das Sete Cidades, Cidália Pavão, durante uma visita do executivo camarário às Sete Cidades.
A visita iniciou com uma reunião com a Junta de Freguesia, onde a Presidente do Município reiterou o valor da descentralização no desenvolvimento integral e na coesão territorial de Ponta Delgada.
Maria José Lemos Duarte lembrou que a relação financeira com as freguesias foi reforçada aquando da pandemia e destacou, em jeito de agradecimento, a importância destas na identificação e resolução dos problemas sociais.
A edil lembrou que a Câmara está a trabalhar na criação de rotas turísticas temáticas e congratulou-se com o facto de a lenda das Sete Cidades ser uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
O Executivo visitou o empreendimento turístico Quinta da Queiró, a sede da Filarmónica Lira das Sete Cidades, a sede da Casa do Povo das Sete Cidades e o novo mini-mercado da freguesia (obra apoiada pela ARDE, presidida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, e que vai criar dois postos de trabalho).
Recorde-se que o Executivo iniciou ontem uma ronda de visitas pelas 24 freguesias do concelho com o intuito de atualizar o conhecimento da realidade local.
A Presidente da edilidade faz-se acompanhar pelos vereadores, elementos do seu gabinete e responsáveis técnicos dos serviços municipais.