Freguesias dos Fenais da Luz e de São Vicente Ferreira com nova delimitação geográfica

28 Novembro 2019

As freguesias dos Fenais da Luz e de São Vicente Ferreira têm uma nova delimitação geográfica. Assim, as ruas do Bairro de Nossa Senhora da Luz, que pertenciam à freguesia de São Vicente Ferreira, passaram a fazer parte integrante dos Fenais da Luz.
A decisão, aprovada na Assembleia Legislativa dos Açores, já está publicada no Jornal Oficial da Região e surgiu na sequência de uma petição pública que visava precisamente a alteração às áreas geográficas destas duas freguesias do concelho de Ponta Delgada.
O Bairro Nossa Senhora da Luz foi construído há 30 anos e os seus moradores sempre se consideraram naturais e residentes na freguesia dos Fenais da Luz.
Aliás, os cartões de cidadão, cartas de condução, títulos de propriedade automóvel e registos de correspondência e muitos outros documentos sempre mencionaram como residência a freguesia dos Fenais da Luz. O mesmo acontecia com os registos matriciais e prediais que localizavam os respetivos imóveis nesta freguesia e com todos os seus habitantes que sempre foram matriculados na escola dos Fenais da Luz . Situação que acabava por trazer "graves inconvenientes e custos administrativos das respetivas alterações de residência".
A Câmara Municipal de Ponta Delgada congratula-se com a aprovação da delimitação da área geográfica dos Fenais da Luz agora aprovada, concretizada com a concordância das Juntas de Freguesia envolvidas. Uma pretensão antiga dos eleitos locais e da população dos Fenais da Luz, que vem pôr termo às situações acima descritas.
Para a autarquia presidida por José Manuel Bolieiro, as Juntas de Freguesia de Fenais da Luz e de São Vicente Ferreira reuniram o consenso imprescindível para dar seguimento aos anseios dos habitantes e dos eleitos locais.
Aliás, a Câmara de Ponta Delgada disponibilizou todo o apoio administrativo necessário para que esta situação ficasse resolvida de forma séria e definitiva.