Câmara promove ações de sensibilização sobre resíduos urbanos para idosos

21 Novembro 2019

No âmbito da 10ª Semana dos Resíduos dos Açores e da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Câmara Municipal de Ponta Delgada está a promover ações de sensibilização sobre resíduos urbanos junto de Centros de Convívio e Apoio a Idosos do concelho de Ponta Delgada.
Hoje, a ação de sensibilização teve lugar no Centro de Convívio de Idosos de São Sebastião, acontecendo amanhã, 22 de novembro, no Centro de Apoio ao Idoso dos Mosteiros. Ação idêntica terá lugar a 26 de novembro, mas no Centro de Convívio de Idosos de Santa Clara.
Será também posto em prática o jogo “Defensores do Ambiente”. Trata-se de um jogo pedagógico e interativo que se insere no conjunto de medidas de sensibilização ambiental, especificamente para o tema da separação de resíduos urbanos.
O jogo funciona com recurso a tablet e o intuito será promover aos idosos o contato com o dispositivo e a sua exploração enquanto recebem informação de forma interativa sobre as diferentes tipologias de resíduos que habitualmente são produzidas no dia-a-dia, o tempo de degradação desses resíduos no ambiente e os contentores onde podem ser colocados de modo a serem enviados posteriormente para a indústria recicladora.
Promovendo a concentração, a atenção e o exercício físico e mental, este é um jogo em formato digital, o que contribuiu para a redução da pegada ecológica.
"Defensores do Ambiente" começou hoje, prolongando-se durante o dia de amanhã, e também a 26 de novembro, em Centros de Convívio/Apoio para Idosos do Concelho de Ponta Delgada.