“Carlos Carreiro_Uma Retrospetiva” expressa talento, saudade e orgulho

18 Outubro 2019

Foi inaugurada ontem, no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, a exposição “Carlos Carreiro_Uma Retrospetiva”.
Uma mostra que para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada expressa talento, saudade e orgulho.
José Manuel Bolieiro, perante uma sala repleta de familiares e amigos do artista e apreciadores de arte e de cultura, enalteceu o talento de Carlos Carreiro. “Vindo das letras para as artes plásticas, é um homem de cultura e de conhecimento, que, ao talento, junta ousadia e uma cromática vibrante”, afirmou.
O edil acrescentou que acolher a exposição que dá a conhecer uma seleção de obras do autor realizadas no período compreendido entre 1967 e 2019 é prestigiante para o Centro Municipal de Cultura, enquanto sala de exposições e entidade prestadora de serviço público, destacando o prestígio de Carlos Carreiro, enquanto pessoa e enquanto artista.
O autarca congratulou-se com a massiva adesão à inauguração da exposição, numa oportunidade de convívio com o artista “que há muito não tínhamos entre nós” e com as suas obras. Ao público que visitará a mostra, expressou o desejo de que desfrute da viagem pela exposição que reúne pinturas, desenhos e colagens que aludem à relação do artista com a sua terra natal, Ponta Delgada e os Açores.
Numa expressão de orgulho, o Presidente lembrou que no âmbito das políticas públicas municipais tem procurado valorizar “os nossos talentos” e apelou ao orgulho na “nossa História, nas nossas coisas e naqueles que entre nós se distinguiram”.
Bolieiro agradeceu ao professor e pintor Carlos Carreiro ter aceite o convite de expor no CMC, enriquecendo a oferta cultural de Ponta Delgada, e a todos os envolvidos na produção da exposição que pode ser apreciada até 31 de dezembro.
Em nome do Município de Ponta Delgada, o edil agradeceu a oferta de um painel, pintado na própria galeria aquando da montagem da exposição e com trabalhos recentes.
Carlos Carreiro, por seu turno, numa intervenção pautada pelo espírito crítico e sentido de humor que lhe são característicos, agradeceu e elogiou,  na pessoa de José Manuel Bolieiro,  o trabalho da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Ao longo da sua longa e doirada carreira, Carlos Carreiro  participou em 74 exposições individuais e em mais de 300 coletivas.
Criou o seu estilo, obras caracterizadas por uma cromática vibrante, sentido de humor, simbolismo e combinações inesperadas que retratam temas como as diferenças sociais, o comportamento, a sociedade e os costumes.
Recebeu vários prémios, está representado em inúmeras coleções privadas e integra várias coleções institucionais, nomeadamente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Em 2006, no âmbito das Comemorações do 10 de junho, o Presidente da República atribuiu-lhe a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Mérito.