Ponta Delgada recebe reunião de cooperação do projeto Eco-tur em 2019

Encontro  III Missão de Cooperação Eco-tur
Encerramento do Encontro  Eco-tur
14 Junho 2018

“Ponta Delgada irá receber, em 2019, a VI Reunião de Cooperação Eco-Tur”. Quem o anunciou foi a Vereadora Maria José Lemos Duarte, que tutela a área do turismo do Município de Ponta Delgada, durante o III Seminário do Projeto Eco-Tur MAC inserido no programa Interreg que se realizou na cidade do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, nos dias 30 e 31 de maio.
Na reunião estiveram presentes os representantes dos 16 Municípios que constituem a rede transnacional Eco-Tur, nomeadamente dos Açores, da Madeira, das Canárias, de Cabo Verde, do Senegal e da Mauritânia. O evento permitiu a troca de experiências e a partilha de conhecimentos no sentido de reforçar a estratégia conjunta para o fomento do ecoturismo e do turismo ativo em cada município. Foi, ainda, feita a apresentação dos planos de ação local de cada território que constarão do documento “Estratégia do Ecoturismo para a Macaronésia 2020”.
No decorrer dos trabalhos, Ponta Delgada partilhou o facto de ter convidado o Geopark a fazer parte do seu projeto local. Uma entidade que fará a interpretação e sinalização do trajeto da Rocha da Relva a nível geológico, para que o visitante possa obter informações durante o trilho, transformando-o numa visita mais enriquecedora.
O projeto Eco-tur tem como objetivo criar uma rede transnacional de municípios que visem a conservação, reabilitação e criação de valor do património cultural e paisagístico mediante a renovação e diversificação da atividade turística, atendendo às tendências turísticas emergentes, nomeadamente através da criação de produtos e serviços ecoturísticos e de turismo ativo nas regiões.