Passar para o Conteúdo Principal Top
Viver Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Habitação social

A Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 65.º, considera que a habitação é um direito que assiste a todos os Portugueses, cabendo ao Estado criar todas as condições, tomar as medidas, utilizar todas as políticas, programas e meios que permitam que este preceito constitucional tenha reflexos concretos na vida dos cidadãos.

Assim, a política social de habitação do município tem como objetivo fundamental promover o acesso à habitação das famílias carenciadas que não dispõem de recursos para as obterem por meios próprios.

O arrendamento social, pelas suas características próprias, carece de uma abordagem jurídica diferenciada do arrendamento urbano em geral.

A gestão eficiente, justa e igualitária do parque de habitação social, está inerente a um sistema de desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes (social, económica e ambiental). Nesta sequência, está fixada uma renda social para todas as habitações sociais, reforçando a ideia de que todos os cidadãos, sem exceção, deverão contribuir na medida das suas possibilidades, lembrando os moradores que estão a usufruir de um bem que representa um investimento da sociedade e que portanto deverá ser bem conservado.