Missão de Cooperação Eco-tur arrancou hoje em Ponta Delgada

25 Setembro 2019

Ponta Delgada é até sábado palco da VI Missão de Cooperação Eco-Tur, que reúne delegações dos Açores, Canárias, Madeira, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.
Ponta Delgada associou-se ao projeto Eco-Tur e à rede transnacional de municípios por ser mais um contributo para a prossecução da estratégia municipal de valorização do seu património de cultura e de natureza.
Na sessão de abertura do evento, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada afirmou que “a vantagem competitiva dos Açores e de Ponta Delgada, como destino turístico, é a excelência da natureza e a excelência do comportamento humano”.
José Manuel Bolieiro destacou a genuinidade do destino, que deve ser preservada e potenciada e alertou para os riscos de standardização.
O edil salientou que “preservar o nosso património é, então, uma reconhecida vantagem e uma exigência de presente e de futuro”, numa era em que “a mobilidade planetária se faz cada vez mais em beneficio das pessoas”.
O projeto Eco-Tur, aprovado no âmbito do Programa Interreg, consiste em criar uma rede de municípios para a conservação, gestão e acrescentar valor ao património de cultura e de natureza, através da criação de produtos e serviços ecoturísticos e de turismo ativo nas regiões do território de cooperação.
No caso do Município de Ponta Delgada, contextualizou a Vereadora da Cultura e Turismo, Maria José Lemos Duarte, o projeto escolhido foi a valorização do Trilho da Rocha da Relva com a construção de instalações sanitárias em módulos de criptoméria e a implementação de ações como estudo dos aspetos histórico-culturais, geológicos, da fauna da e flora da Fajã da Rocha da Relva; equipar uma parede para escalada e rapel; valorização do programa das festas por ocasião do 15 de agosto; organização de provas de trail run; organização de dois passeios pedestres anuais.
A sessão de abertura  contou com a presença de Bolieiro e Maria José Lemos Duarte, da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e de Miguel Ángel Jiménez Cabrera, Vereador do Gabinete Técnico da Câmara Municipal de Teguise.
O evento foi abrilhantado pelo músico micaelense João Moniz.