Exposição de fotografia itinerante vem sensibilizar para a preservação ambiental

17 Agosto 2017

A exposição de fotografia “O teu planeta é a tua terra” foi inaugurada na quarta-feira, na Praia das Milícias”, e vai percorrer, até 15 de setembro, todas as zonas balneares de Ponta Delgada distinguidas com o galardão de qualidade ambiental europeu.
A exposição resulta de um concurso de fotografia levado a cabo pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, em colaboração com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores - AFAA, no âmbito do programa de sensibilização ambiental da Bandeira Azul, cujo tema de atividades em 2017 é o mesmo da exposição.
As 12 fotografias, patentes ao público em geral, foram apuradas de um conjunto de 35 e inspiraram-se, para além da temática já referida, no trecho do poema “A Viagem”, da obra Câmara Ardente, de Miguel Torga: “O mar (…) Só nos é concedida Esta Vida que Temos; e é nela que é preciso Procurar O velho paraíso Que Perdemos”.
A vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Luísa Magalhães, atribuiu os prémios aos três primeiros lugares do concurso. A saber: 1º lugar, foto “O Senhor dos Mares”, de Nelson Raposo; 2º lugar, foto “Maré de Ilusões”, de Alfredo Lemos; e 3º lugar, foto “O que importa é partir, não é chegar”, de Carlos Carvalho. A exposição mostra, ainda, fotografias de Gabi Pontes, Anabela Correia, Gabriela Lopes, Jorge Carvalho e José Maria Sousa, autores que receberam, também, certificado de participação.
Pretende-se que os objetivos de sensibilização para a proteção marinha e da sua biodiversidade sejam atingidos pela sua passagem da exposição por várias zonas balneares, em plena época de banhos e de maior presença das pessoas nas praias e piscinas naturais galoardas com a Bandeira Azul do concelho, como são a Praia das Milícias, do Pópulo, Forno da Cal, Poças dos Mosteiros e Poços de São Vicente Ferreira e Capelas.

Ponta Delgada, 17 de agosto de 2017