Doze alunos terminam Academia Júnior e são um “orgulho” para a Câmara Ponta Delgada

10 Julho 2017
CMPD

Doze alunos das seis escolas das escolas básicas e integradas dos Arrifes, Capelas e Ginetes, e secundárias Antero Quental, Laranjeiras e Domingos Rebelo terminarem, na última sexta feira, com sucesso, o projeto “Exploradores” da Academia Júnior da Universidade dos Açores.
Após a cerimónia de entrega dos certificados, aos “novos exploradores” de Ponta Delgada, o Vice-presidente da Câmara, que tutela a área da Educação, mostrou-se orgulhoso com o sucesso dos alunos das seis escolas de Ponta Delgada que participaram na Academia Júnior. Um projeto da Academia açoriana, inédito nos Açores, a que a Câmara de Ponta Delgada se associou desde a primeira hora.
Este foi o segundo ano em que a maior Autarquia dos Açores ajudou 12 alunos com carências económicas a frequentarem a Academia Júnior da Universidade açoriana. O objetivo é premiar o mérito, estimular a sua escolha vocacional e o prosseguimento de estudos.
Para Fernando Marques Fernandes, “é um orgulho para a nossa Autarquia estar associada a este projeto, que valoriza Ponta Delgada como cidade educadora, mas também pelo facto de mais 12 alunos de seis escolas do concelho terem tido sucesso numa experiência única que surge para incentivar a prosseguirem os estudos e, desta forma, a garantir um melhor futuro.
O Vice-presidente elogiou, ainda, a Universidade dos Açores, na pessoa da Pró-Reitora Susana Mira Leal por, desta forma, se abrir cada vez mais à comunidade.
Evidenciou, também, o mérito dos alunos e o esforço dos pais e encarregados de educação, bem como dos professores, destacando a abertura das escolas para esta iniciativa inédita nos Açores, bem como a importância do projeto, que “apoia alunos com mérito cívico e escolar, que não devem ser limitados pelas suas carências económicas. A Autarquia assegura, assim, a oportunidade destes jovens descobrirem o seu talento e terem uma noção das escolhas que poderão fazer no futuro”.
Recorde-se que o acordo entre a Câmara e a Universidade tem como grande objetivo o apoio à participação de dois estudantes de cada um dos estabelecimentos de ensino no Programa Verão Jovem na UAÇ “Os Exploradores”, da Academia Júnior da Universidade dos Açores.
Os destinatários são selecionados segundo os seguintes critérios: a média mais alta das classificações dos 1.º e 2.º períodos do ano letivo em curso; residentes no concelho de Ponta Delgada; beneficiários dos 1.º ou 2.º escalões da Ação Social Escolar; não ter participações disciplinares nem faltas injustificadas neste ano letivo e bom aproveitamento em todas as disciplinas.
Paralelamente, têm de demonstrar capacidade de socialização e adaptação a novos meios e ter a capacidade de argumentar de forma sustentada a sua motivação para integrar o programa, em entrevista.
A Autarquia apoia a participação de 12 jovens neste projeto da Universidade dos Açores, suportando os custos das inscrições, alimentação e transporte.