Bolieiro afirma que Confraria dos Gastrónomos dos Açores é “uma associação de interesse público, económico e político”

26 Maio 2017
Rita Resendes

A Confraria dos Gastrónomos dos Açores, em parceria com os CTT e com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, lançou, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o selo comemorativo do Dia Nacional da Gastronomia, que se assinala a 28 de maio.

O Presidente da Autarquia, José Manuel Bolieiro, justificou este apoio realçando que “existe um claro empenho pessoal e institucional com a Confraria dos Gastrónomos dos Açores, por esta ser uma associação de interesse público, económico e político”.

“A gastronomia ajuda na definição da identidade de uma sociedade, ao mesmo tempo que tem valor de negócio turístico” adiantou o Presidente do Município.

José Manuel Bolieiro ainda realçou que “este investimento do Município segue uma estratégia de desenvolvimento de um ato cultural de degustação, que eleva determinados alimentos e práticas culinárias dos Açores”.

Neste ato simbólico para assinalar o dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, o gastrónomo António Cavaco afirmou que “a gastronomia está no centro das coisas, das pessoas e dos lugares” e “este selo servirá para memória futura”.

Este representante da Confraria dos Gastrónomos dos Açores ainda enumerou outras iniciativas, que estão a decorrer e têm como objetivo divulgar a gastronomia regional, como visitas a escolas do Concelho para despertar a curiosidade dos mais novos sobre esta temática e um evento degustativo nas Portas do Mar.