Sinagoga de Ponta Delgada recebe doação de dois mantos de Torah

19 Abril 2017
Rita Resendes

O Museu Hebraico de Ponta Delgada, Sinagoga Sahar Hassamain, recebeu, esta terça-feira, uma doação de dois mantos de Torah em homenagem a Aaron N. Mittleman.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Fernando Marques Fernandes, durante a cerimónia de entrega destes dois mantos de Torah, afirmou que: “Estamos gratos por todos aqueles que partilharam o mesmo sonho de Ponta Delgada, em recuperar esta importante parte da nossa cultura e história”.

O homenageado Aaron Mittleman “era um defensor da recuperação desta sinagoga e do futuro da herança judaica em Ponta Delgada”, referiu Fernando Marques Fernandos, realçando a pertinência desta cerimónia, numa altura em que se comemora o segundo aniversário da reabertura da Sinagoga Sahar Hassamain.

O Vice-Presidente da Autarquia ainda adiantou que “cuidando da nossa história, cultura e natureza, damos as boas-vindas a Ponta Delgada e recebemos bem quem nos visita”.

Por outro lado, o Presidente do Senado de Massachusetts, Stan Rosenberg, fez questão de proferir algumas palavras de agradecimento a todos aqueles que preservaram esse edifício e tudo o que ele representa: “As pessoas certas, na altura certa juntaram-se para fazer o que era certo e devem estar orgulhosos do que aqui fizeram”.

“O nome desta Sinagona é Sahar Hassamain, que significa Portas do Céu, por isso já sabem para onde vão”, terminou assim o Presidente do Senado a sua intervenção, de forma emotiva.