Sinagoga de Ponta Delgada abre este fim de semana com programa cultural

18 Abril 2017
CMPD

Nos próximos sábado e domingo, a Sinagoga de Ponta Delgada vai abrir ao público, entre as 10h00 e 18h00, com entrada grátis.
Os visitantes podem percorrer todos os espaços museológicos, bem como alguns dos espaços encerrados ao publico, entre eles a Biblioteca e Arquivo, as duas Galerias das Hebreias.
Poderão, ainda, ver legados que ainda estão em arquivo, como pedaços de pergaminhos, documentos manuscritos em hebraico a par de peças de culto, para além de ouviram sons da cultura e da identidade hebraica e outros percursos ligados à história do Povo de Israel.
Todos os interessados têm, por outro lado, a possibilidade de participar em visitas guiadas, coordenadas pelos colaboradores do Museu Hebraico Sahar Hassamaim – Portas do Céu, e assistir a pequenas comunicações sobre os judeus na ilha de São Miguel.
Desta forma, pretende-se que os visitantes (que poderão percorrer os espaços da Sinagoga sozinhos ou acompanhados) desfrutem de olhares sobre legados pouco vistos, alguns dos quais nunca foram expostos e exibidos em público e numa experiência inédita.
A iniciativa realiza-se no âmbito do segundo aniversário da reabertura da antiga Sinagoga Sahar Hassamaim.
Entre as atividades agendadas realça-se as duas visitas comentadas, a par de outras ações que terão lugar ao longo do dia.
Assim, às 10h15 e às 14h15, terão lugar as visitas guiadas em redor da família Albo, que viveu na casa da Sinagoga entre 1883-1972.
Às 11h15 e às 15h15, decorrerá a visita ao interior da Sinagoga Sahar Hassamaim, com visualização das Torahs, dos Rolos de Ester e do livros do Talmude, entre outros legados.
Mais de 9.000 pessoas já visitaram a Sinagoga de Ponta Delgada desde a sua reabertura, há dois anos.