Presidente da Câmara vai estar presente na reunião sobre as Obras das Galerias na Calheta Pêro de Teive

19 Janeiro 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada vai estar presente num encontro agendado pelo Grupo de Amigos da Calheta Pêro de Teive, que terá lugar a 24 deste mês, a partir das 19h00, na sede da Junta de Freguesia de São Pedro, e que vai debater as obras das galerias comerciais da Calheta.

José Manuel Bolieiro, em declarações à comunicação social, manifestou a sua insatisfação pela demora na concretização do projeto, já existente, para as galerias comerciais na Calheta Pêro de Teive. Obra que se encontra inacabada há já vários anos.
Considerando ser “exigível um compromisso para um calendário estimado a curto prazo”, o Presidente da Câmara disse estar “insatisfeito pela demora do processo, mas também devo dizer, com realismo, que compreendo que os factos inesperados que entretanto ocorreram sejam justificação para o problema”.

A solução para as galerias comercias da Calheta foi apresentada a meados de 2016, prevendo a redução de volumetria e a criação de um espaço público, com zona verde. No entanto, não foi adiantada qualquer calendarização para a concretização do projeto, nem o valor do mesmo.

José Manuel Bolieiro manifestou-se “sensível às várias contingências”, como questões relativas às alterações ocorridas na banca, realçando, porém, que o Fundo Discovery comprometeu-se a apresentar "um projeto em curto espaço de tempo", o que ainda não aconteceu.

Segundo adiantou, não foi formalizado, por parte do Fundo Discovery, qualquer pedido de licenciamento para a obra, o que deveria ter acontecido até ao final de 2016.

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada sublinhou que a Autarquia vai “continuar a fazer pressão” para resolver em definitivo “um ponto negro urbanístico de uma zona de eleição da cidade”.

Por último, José Manuel Bolieiro fez questão de afirmar que, durante todo o processo, conseguiu-se alcançar algumas conquistas, nomeadamente a abertura do hotel e a criação de uma rua, inicialmente não contemplada, além da disponibilidade do promotor reduzir a volumetria das galerias comerciais e proceder à criação de um espaço público.