Câmara garante que bilhetes de minibus não serão aumentados durante cinco anos

11 Setembro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de garantir que os utentes da rede de minibus não terão aumento do preço do bilhete até 2025. A garantia decorre da deliberação tomada esta semana, em reunião camarária, para a nova contratação dos serviços de transporte coletivo regular de passageiros da cidade, pelo período de cinco anos.
A autarquia deliberou a abertura do procedimento legal para o novo contrato de prestação de serviços que prevê o pagamento de um montante máximo mensal de até 37.410 euros. Este valor, resultante do estudo das atuais condições do mercado, tanto possibilita ao futuro concessionário apostar numa frota mais amiga do ambiente, como permite ao Município assegurar que o tarifário atual não sofrerá agravamento para os passageiros, além de eventuais atualizações decorrentes da inflação.
O reforço do investimento municipal na rede de minibus de Ponta Delgada garante que o aumento natural dos custos de exploração não será debitado aos utentes do serviço e permite a candidatura de frotas renovadas, designadamente com a progressiva introdução de veículos elétricos.
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes foi devidamente consultada pela câmara municipal no âmbito da organização deste novo concurso para a prestação de serviços de transporte coletivo regular de passageiros da cidade de Ponta Delgada.
A entidade reguladora e fiscalizadora do setor dos transportes em Portugal enaltece o esforço desenvolvido pelo Município de Ponta Delgada de alargar a rede de minibus para além da obrigação legal dos limites geográficos do centro histórico da cidade.
Abrangendo as quatro freguesias citadinas, e sem colidir com o serviço regional das chamadas "Urbanas" que servem as freguesias circundantes, a rede municipal de minibus foi expandida em 2017 para uma quarta linha, a Linha D, que se manterá na próxima concessão.
Os minibus da cidade já servem mais de um milhão de passageiros por ano e a sua utilização registou um aumento superior a 27% durante os últimos quatro anos. O número de passageiros transportados passou de 758.178 em 2015 para 1.042.966 em 2019.