Câmara distribui mapa e flyers com informação turística sobre Ponta Delgada pelas 24 Juntas de Freguesia

10 Janeiro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a distribuir, pelas 24 Juntas de Freguesia, um mapa e flyers com informação diversificada sobre os principais pontos turísticos, culturais, de lazer, de interesse histórico e património natural do concelho.
Editados em português e em inglês, o mapa e os flyers visam proporcionar informação o mais detalhada possível a quem visita o concelho de Ponta Delgada.
No mapa estão assinalados miradouros, zonas de lazer, jardins, locais religiosos, pontos de interesse, praias e piscinas, trilhos e museus, enquanto nos flyers também é disponibilizada informação diversa sobre a cidade e o concelho de Ponta Delgada. O flyer já foi distribuído pelos centros de visitação e interpretação.
Esta é mais uma iniciativa inserida na estratégia da Câmara para o desenvolvimento turístico do concelho de Ponta Delgada. Uma estratégia que passa pela valorização dos ativos naturais e identitários, nomeadamente através do recenseamento dos ativos de natureza com potencial turístico.
A autarquia presidida por José Manuel Bolieiro desenvolve, ainda, o incentivo à formação no setor turístico, com vista à conservação e proteção de espaços naturais, além de promover circuitos turísticos que acabam por diferenciar Ponta Delgada de outros destinos. Isto porque os turistas acabam por visitar as zonas mais rurais do concelho.
Por outro lado, o Município tem vindo a criar estruturas de interpretação do património natural, nomeadamente através da parceria com o Geopark dos Açores e desenvolveu o portal/App do Turismo, disponibilizando informação turística e o apoio às atividades culturais que potenciam um concelho diferenciador e dinâmico.
O concelho de Ponta Delgada tem uma natureza ímpar e oferece experiências únicas e distintas ao nível do património natural e cultural, mas também religioso, científico e lazer.
Neste sentido, a Câmara Municipal tem vindo a promover, através das iniciativas já referidas , as várias freguesias do concelho com múltiplos interesses para o turista.
Paralelamente, trabalha na recolha e disponibilização de informação sobre os locais de interesse turístico, para que a experiência no local não seja apenas de contemplação, mas também de interpretação, valorizando a visita do turista e até dos próprios residentes.
Recorde-se que o Município lançou o portal e aplicação para o Turismo (www.visitpontadelgada.pt). Um projeto inovador que permite ao turista, depois de fazer o download da aplicação e através da implementação de “beacons” nos locais visitáveis do concelho, obter informação imediata sobre a zona onde se encontra.