Bolieiro destaca potencial da cultura do ananás para criação de riqueza e afirmação de identidade

press
15 Setembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou, ontem, o potencial da cultura do ananás para a criação de riqueza e de postos de trabalho e afirmação de identidade.
O edil, que falava na abertura solene da 2.ª edição do Festival do Ananás, lembrou que a produção de ananás na Fajã de Baixo é exclusiva no contexto nacional e, por isso, motivo de orgulho para a freguesia, para o concelho e para os Açores.
Congratulou-se com o facto de as gerações mais novas, resgatando o passado,  estarem a investir na investigação cientifica em torno do ananás, aprimorando a excelência  e descobrindo novas potencialidades do mesmo, com vantagens para a economia.
Em relação ao evento, o autarca frisou a importância do Festival do Ananás para acabar com a contemplação ignorante, considerando-o um excelente veículo de conhecimento desta cultura. O ananás, tal como outros elementos identitários, apresenta-se como um produto turístico, que vem enriquecer a oferta de natureza e de património edificado.
O Presidente do Município saudou, por isso, a entidade promotora e organizadora do evento, a Aturculdesp- Associação Turística, Cultural e Desportiva de Fajã de Baixo, presidida por Ana Paula Mendonça, bem como as empresas e associações que se associaram à iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada. “Saúdo a junta de Freguesia, a Casa do Povo, as instituições e as empresas que estão a fazer cada vez mais com este produto gerador de riqueza, criador de postos de trabalho e que nos dá projeção”, enalteceu Bolieiro.
Na sessão solene de abertura da 2.ª edição do Festival do Ananás teve lugar a  entronização dos Sócios Honorários: Junta de Freguesia de Fajã de Baixo e Casa do Povo de Fajã de Baixo. A atribuição teve por base o excelente relacionamento institucional, o apoio a iniciativas e a vontade comum de fazer mais e melhor.
A cerimónia incluiu, ainda, a homenagem a título póstumo a José Manuel Machado, numa atitude apreciada pelo autarca, que expressou o orgulho do Município pelo legado do comediante.  José Manual Machado dedicou-se à arte do teatro, tendo-se notabilizado e marcado a história e a identidade da Fajã de Baixo e de Ponta Delgada.
O evento, que tem lugar no Centro Social e Cultural da Casa do Povo de Fajã de Baixo,  termina hoje. Conta com show cookings pelo restaurante do Azor Hotel, palestra sobre a importância do ananás na alimentação, hora de contos com Marina Vieira, atuações de Marina Pereira, Luís Dos Anjos e dos Tunideos, além de concurso do melhor ananás.