Bolieiro convidado a falar sobre o Poder Local

01 Abril 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, foi convidado a falar sobre Poder Local a um grupo de catorze alunos da área curricular de História, Geografia e Cultura dos Açores da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.
No encontro, que teve lugar esta tarde no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o edil salientou a importância de dar a conhecer o Poder Local Democrático, “o poder mais próximo do povo”, que diz respeito à gestão das freguesias e dos municípios/concelhos e que tem “eleições quase personalizadas”. “É o poder democrático é o poder do povo, pelo povo e para o povo”, reiterou.
O Presidente, após a contextualização do Poder Local nos Açores e em São Miguel, procedeu a uma caracterização do concelho de Ponta Delgada, que conta com, aproximadamente, 70 mil habitantes e é composto por 24 freguesias. A cidade de Ponta Delgada, que amanhã completa 473 anos, é constituída por 4 freguesias: São Sebastião, São José, São Pedro e Santa Clara.
Prosseguiu com uma explicação sobre a constituição e o papel da Câmara Municipal (presidente e vereadores) e da Assembleia Municipal (deputados municipais).
Bolieiro destacou ainda algumas das competências da Câmara Municipal, nomeadamente na área do ambiente e no respeita aos resíduos sólidos urbanos; fornecimento de água para consumo humano e saneamento básico; desenvolvimento social; e educação.
O autarca congratulou a iniciativa dos professores José Carlos Pereira e Vera Massa e o empenho de complementarem a aprendizagem em sala de aula com visitas, permitindo “o contacto direto e pessoal” e “fomentando a aprendizagem de forma prazerosa”.
Reconheceu perante os alunos do concelho vizinho de Lagoa que a agenda do presidente de uma Câmara como a de Ponta Delgada é “intensa”, acrescentando ter sido um gosto participar neste momento de partilha com os jovens. “Foi bastante enriquecedor”, registou.