Bolieiro afirma que a conjugação de esforços entre as instituições públicas e privadas contribuem para o progresso

03 Outubro 2016

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada defendeu, este sábado, nas Capelas, que a Quita do Norte (antiga Casa do Gaiato) é um claro exemplo de como a conjugação de esforços entre as instituições públicas e privadas contribuem para o bem estar das populações e para o progresso da sociedade.

José Manuel Bolieiro falava na inauguração da Quinta do Norte (antiga Casa do Gaiato), estrutura que foi reabilitada com o apoio de fundos comunitários, nomeadamente através do PRORURAL, programa gerido pela ARDE (Associação Regional para o Desenvolvimento), que é presidida pela Câmara de Ponta Delgada.

“Devemos todos estar reconhecidos pelo envolvimento de várias entidades e instituições públicas e privadas neste grande projeto que orgulha o concelho. A “Quinta do Norte” é um bom exemplo do que podemos fazer através da união de esforços em prol da nossa sociedade” - acentuou.
Saudou, entretanto, a associação “Norte Crescente”, que, em conjugação com vários parceiros, conseguiu recuperar um espaço que, de outra forma, poderia ter sido votado ao abandono.

A Quinta do Norte é um projeto intergeracional e José Manuel Bolieiro fez questão de afirmar que foi um gosto a Câmara Municipal ser um “singelo e modesto parceiro”, mas o facto é que “aqui se mostrou, simbolicamente, a expressão de podermos unir esforços e cada um um, com o pouco que tem, poder fazer muito num coletivo de comunhão de interesses, responsabilidades, mas também de dádivas”.

Deixou um reconhecimento público ao trabalho de todas as instituições parceiras, desde logo porque, também, a União Europeia e através do PRORURAL, deu, sob o ponto de vista financeiro, um contributo muito importante, desatacando a Norte Crescente, que desencadeou todo o processo para a criação da Quinta do Norte.

Recordou, por outro lado, o trabalho de excelência que a Casa do Gaiato desenvolveu durante décadas, salientando que o espaço físico onde agora se encontra a Quinta do Norte “é a memória de quem foi capaz de olhar para as pessoas e para as suas necessidades e o envolvimento de uma sociedade solidária”.

Refira-se que a CRESAÇOR é a entidade gestora que desenvolveu o projeto em questão, através da parceria com Associação Arrisca, Associação Norte Crescente, Associação Novo Dia, Casa do Gaiato de São Miguel e a Tetrapi.

Além da reabilitação das estruturas já existentes, reabilitou-se a quinta com cerca de 60 alqueires de terra. Foi, ainda, reabilitado o pomar, com diversas árvores de fruto regionais.

No que respeita à horticultura, a aposta foi para a diversificação das espécies vegetais.

São vários os animais que podem ser visitados, nomeadamente vacas, cabras, ovelhas, gamos, porcos, galinhas e coelhos.

Ponta Delgada, 3 de outubro de 2016
Lubélia Duarte