Câmara de Ponta Delgada transfere 1,9 milhões de euros para as Juntas de Freguesia

31 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai este ano, no âmbito da delegação de competências, transferir 1 milhão e 912 mil euros para as 24 freguesias do concelho. Um montante superior ao do ano passado, em que foram transferidos 1 milhão e 858 mil euros.
Na assinatura dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências, esta tarde, no Salão Nobre, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou as vantagens do modelo de relacionamento financeiro,  pioneiro na região e no país, estabelecido entre o Município e as Juntas de Freguesia.
“As juntas assumem nesta relação o verdadeiro papel de parceiros do desenvolvimento. Com o conhecimento da realidade local, quer em termos sociais, quer em termos de oportunidade de gerar negócio, associado à competência, mérito e isenção, as juntas de freguesia asseguram  uma boa gestão dos meios disponibilizados pela Câmara Municipal em benefício das freguesias”, sustentou José Manuel Bolieiro.
O edil destacou, ainda, o papel determinante das juntas em termos sociais, na dinamização da economia local e na fixação das populações nas freguesias.
Daí a sua aposta num sistema que assegure regularidade e previsibilidade nos pagamentos da Câmara às juntas, permitindo-lhes honrar os seus compromissos, e promovendo a coesão territorial.
O Presidente traçou um balanço positivo desta forma de relacionamento que classifica de “cristalina” e que tem sido pautada pela “lealdade do Município em relação às juntas e pelo empenho e apoio das freguesias ao Município”.
Bolieiro assumiu, por isso, o compromisso de “continuar com este percurso”, que também pode, ser considerado uma “obra do regime” por privilegiar o relacionamento pessoal e institucional e não as cores partidárias.
Esta tarde foram assinados os contratos com catorze freguesias: Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Cima, Feteiras, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, São José, São Pedro, São Sebastião e Sete Cidades.  Oportunamente, e em data a anunciar, serão assinados os contratos com as restantes.