Câmara Municipal aposta em formação de ativos

22 Janeiro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do projeto PDL – Proximidade, e em parceria com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, está a promover cursos de formação.
Uma iniciativa que visa colmatar algumas “omissões” ou “insuficiências” e dotar ativos empregados no setor do turismo ou em situação de desemprego de competências elementares.
Insere-se na estratégia implementada e prosseguida por José Manuel Bolieiro de coesão territorial, sendo dirigida a residentes nas freguesias mais distantes do concelho de Ponta Delgada. A primeira ação teve lugar na costa sul, nos Ginetes, e a próxima estima-se que ocorra na costa norte.
O edil, que falava esta tarde na cerimónia de entrega de diplomas aos formandos que concluíram o primeiro curso de “Atendimento e Comunicação em Inglês”, sustentou que o investimento nesta formação teve como objetivo oferecer a possibilidade de melhorar as competências dos profissionais na área do turismo bem como, preparar as pessoas em situação de desemprego, com as ferramentas adequadas, para ingressar no mercado de trabalho, valorizando deste modo os recursos humanos locais.
É, ademais, uma forma de ir ao encontro do crescimento do setor do turismo no concelho que, entre outros desafios, exige que se fale outras línguas para além do português e que se desenvolva uma cultura de serviço que prime pelo bem receber.
O Presidente do Município congratulou-se com este passo pioneiro, lembrando que é responsabilidade de todos diariamente fazer um esforço para procurar mais saber, conhecimento e aprendizagem e desafiou as formandas presentes no Salão Nobre a serem embaixadoras desta missão.
Bolieiro dirigiu uma palavra de apreço à vereadora das áreas da Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, Maria José Duarte, pelo trabalho desenvolvido e pelo sucesso desta iniciativa, e ao presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, por apresentar uma visão e atuação que tem em conta a economia no seu todo e não apenas o ponto de vista dos associados da instituição a que preside.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai ao longo deste ano, em parceria com a CCIPD, promover mais cursos de  Atendimento e Comunicação em Inglês e  de Atendimento e Comunicação em Alemão. Os interessados devem entrar em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal.
A primeira ação, recorde-se, teve a duração de 40h, em horário pós-laboral. A estrutura curricular do curso assentou fundamentalmente em cinco unidades de formação: diálogos em contexto de atendimento ao publico, vocabulário relacionado com alimentação, gramática, gastronomia nacional e regional e oferta gastronómica da região.