José Manuel Bolieiro considera livro «Atlântico Nordeste» como referência identitária do nosso povo

068a9502 1 1024 2500
06 Novembro 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, considerou, esta sexta feira à noite, que o livro “Atlântico Nordeste - Migrações. Da Europa à América e dos Açores ao Canadá”, da autoria de Mário Mota Borges, é uma “referência identitária do nosso povo”, mas também “um álbum de emoções e sentimentos”.
O livro, apresentado pelo Ouvidor do Nordeste, Padre Agostinho Lima, numa sessão que decorreu no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, “conduzida” por Sidónio Bettencourt, é, segundo o Presidente da Autarquia, “uma coleção de fotos, de factos, de sentimentos e da identidade cultural de um povo marcado pela emigração”.
Dando especial enfoque aos nordestenses que emigraram em 1954, à semelhança do que aconteceu com largas centenas de açorianos, o livro agora lançado tem 888 páginas e retrata “a capacidade de sacrifício dos nossos familiares que emigraram, o que nos tornou no que somos hoje”, disse José Manuel Bolieiro, recordando que a saída da ilha passava sempre Portas da Cidade de Ponta Delgada.
“Se para o emigrante ficava a saudade, o lugar de sofrimento ficava nas Portas da Cidade de Ponta Delgada” - adiantou José Manuel Bolieiro, para quem o livro de Mota Borges “ajuda uma comunidade inteira a ter memória e respeito por quem emigrou e um melhor conhecimento sobre as causas desta emigração. Por isso, é uma honra estar aqui”.
Para o Presidente da Câmara de Ponta Delgada, “na escrita existem muitas inspirações, sendo que este livro tem uma carga emocional pessoal, familiar, coletiva e comunitária, marcando a identidade, o sofrimento, a emoção e o orgulho”.
Por último, louvou o autor pela motivação e pelo legado que deixa para o futuro, homenageando todos aqueles que partiram em busca de uma futuro melhor para os seus filhos.