Acontece

Câmara homenageia todos os elementos da marinha portuguesa que contribuíram na defesa de Ponta Delgada

Email 1 1024 2500
08 Setembro 2017
Rita Resendes

A Câmara Municipal de Ponta Delgada homenageou, hoje, todos os homens e mulheres da Marinha que serviram nas Corvetas das classes João Coutinho e Baptista de Andrade, desde a primeira comissão nos Açores, em novembro de 1975.

Esta cerimónia de homenagem contou com o descerramento de uma placa que, segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, “enriquece Ponta Delgada e este espaço histórico com conhecimento, ao mesmo tempo que faz uma justa homenagem às Corvetas Portuguesas”.

A nossa referência marítima faz parte da nossa identidade. É por isso um orgulho, em nome do Município, poder despertar a curiosidade daqueles que nos visitam e agradecer e reconhecer quem muito contribuiu na defesa de Ponta Delgada e dos Açores”, adiantou José Manuel Bolieiro.

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, também esteve presente nesta cerimónia e aproveitou a ocasião para referir que: “É para nós uma grande honra assistir a este gesto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que homenageia esta frota da nossa marinha, pelo que fez por Ponta Delgada e pelos Açores”.

As Corvetas da Marinha portuguesa, denominadas Corvetas portuguesas, iniciaram a sua missão na Região Autónoma dos Açores, em novembro de 1975, e desde essa data, asseguram a resposta a incidentes no âmbito da busca e salvamento marítimo (em apoio ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada), contribuem para o exercício da autoridade do Estado no mar nas áreas de soberania e jurisdição nacional, sendo de salientar, também, o apoio prestado às populações, com especial relevo nas situações de catástrofe que possam ocorrer na Região.

Estando a vida útil destes navios perto do seu fim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu homenagear os elementos da Marinha que servem nestes navios há mais de 4 décadas, prestando valiosos serviços aos açorianos e a Portugal.