Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada é palco do X Congresso Nacional de Geologia

Press 1 1024 2500
10 Julho 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, participou esta manhã na sessão de abertura do X Congresso Nacional de Geologia.
O edil congratulou-se com a escolha de Ponta Delgada para a realização deste evento que tem como mote “O compromisso da geologia para o desenvolvimento global”.
O Presidente afirmou que “a geologia, enquanto ciência e profissão, foi importantíssima para o modo de viver que temos, em  progresso e em  desenvolvimento”, exemplificando que “foi graças à geologia que foi possível explorar os recursos planetários em benefício do progresso”.
Atualmente, a população do planeta ascende a mais de 7000 milhões e o crescente desenvolvimento económico impõem uma enorme pressão sobre o planeta. À escala atual, as próprias atividades humanas podem atuar como agentes geológicos.
Razões pelas quais José Manuel Bolieiro considerou que “a geologia se  tornará ainda mais decisiva para o futuro”.
“A juntar ao conhecimento e à investigação e à exploração no planeta, importa introduzir inteligência, preservação, conservação e sustentabilidade planetária”, defendeu o autarca, felicitando a organização do X Congresso Nacional de Geologia pela iniciativa que vem acrescentar valor à comunidade científica, mas sobretudo à sociedade.  
José Manuel Bolieiro destacou ainda a importância desta ciência nos contextos de Ponta Delgada e nos Açores, palcos privilegiados para a geologia pelas suas próprias características e pelo potencial para a geotermia e geoturismo, e expressou a convicção de que nestes laboratórios possam ser apurados conhecimentos importantes para o mundo.
O X Congresso Nacional de Geologia está a decorrer em Ponta Delgada, na Universidade dos açores, até ao dia 13 de julho, reunindo especialistas de todo o país.
Apresenta-se como o mais importante encontro científico na área das Geociências em Portugal e é, em 2018, organizado pelo Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP) em conjunto com a Universidade dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.