Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Ponta Delgada volta a promover campanha de esterilização gratuita

Ponta Delgada volta a promover campanha de esterilização gratuita
26 Fevereiro 2024

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do CRO - Centro de Recolha Oficial, volta a promover uma campanha gratuita de esterilização para cadelas, gatas e gatos, que terá início no próximo mês março.

Esta campanha, que se destina aos munícipes do concelho de Ponta Delgada, da Povoação e de Vila Franca do Campo, irá decorrer ao longo de todo o ano de 2024, em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e estreita coordenação com as Juntas de Freguesia.

Todos os interessados deverão contactar o Centro de Recolha Oficial pelo telefone 296 381 666 ou 913 705 103, para saberem mais informações e agendarem a intervenção do seu animal de companhia.

Posteriormente, os beneficiários deverão dirigir-se com o seu animal às instalações do CRO (Canada das Murtas s/n, São Roque), no dia e hora marcados.

O Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada também irá garantir, gratuitamente, a identificação eletrónica e a regularização da vacinação obrigatória por lei.

Com esta campanha, os munícipes poderão esterilizar de forma gratuita até 4 animais por habitação e estes ficarão inscritos na base de dados oficial SIAC (Sistema de Identificação de Animais de Companhia).

Através deste método, procura-se salvaguarda o bem-estar animal e a saúde pública, prevenindo doenças e o surgimento de ninhadas indesejadas que na maioria das vezes culminam no abandono.

Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada foi o primeiro nos Açores a realizar este tipo de campanhas de esterilização gratuita e em 2023, com esta mesma iniciativa, foram esterilizados um total de 680 animais (439 felinos e 241 canídeos).