Câmara de Ponta Delgada novamente distinguida como ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’

07 Dezembro 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu, pelo quarto ano consecutivo, o prémio de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) sob a forma de Bandeira Verde.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes decorreu, esta quarta-feira, na cidade de Coimbra e contou com a presença da Vereadora com o pelouro da Ação Social, Cristina Canto Tavares.

“Em certa medida, a renovação desta distinção materializa o nosso compromisso para com a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes e traduz o investimento que temos continuamente vindo a realizar na implementação de políticas integradas de apoio às famílias do município”, afirmou a autarca, à saída do evento.

A Bandeira Verde foi entregue à Câmara Municipal de Ponta Delgada em reconhecimento do conjunto de boas práticas e medidas desenvolvidas pela autarquia ao nível da política familiar.

“O facto de merecermos novamente este reconhecimento exterior renova o foco deste executivo no que respeita à construção de políticas de proximidade que sejam capazes de dar respostas concretas e eficazes às famílias de Ponta Delgada”, observou Cristina Canto Tavares.

Declaradamente “orgulhosa” com a atribuição do prémio, a autarca ressalva que o sentido estratégico do atual executivo camarário vai continuar a dar primazia à defesa dos interesses das famílias do município, pelo que vai inscrever “uma verba recorde de 4 milhões de euros para a área da Ação Social” na proposta do Plano e Orçamento Municipal para 2024.

“Continuaremos a apoiar os agregados familiares mais vulneráveis do concelho e estaremos também a garantir que as aspirações das famílias de classe média se cumprem, por via dos nossos programas de apoio ao arrendamento habitacional, à compra de casa, à natalidade, ao acesso ao Ensino Superior, ou às Instituições Particulares de Solidariedade Social”, exemplificou a autarca.

“É pela felicidade das famílias que trabalhamos; é a elas que servimos, convictos de que a salvaguarda dos seus interesses e a resposta às suas necessidades é o caminho que melhor defende o progresso de Ponta Delgada”, vincou Cristina Canto Tavares.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas com o objetivo de acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

Ao longo dos últimos anos, o OAFR tem reconhecido os municípios portugueses por medidas de caráter social, como entrega de refeições, dispensa ou redução substancial de pagamento de serviços municipais (incluindo água e taxas municipais), aquisição e entrega (pelos municípios) de bens alimentares de primeira necessidade, reforço das equipas de ação social junto das famílias, apoio a idosos, entre outras.