Câmara Municipal de Ponta Delgada vai distribuir livro que sensibiliza para a adoção animal

07 Dezembro 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada adquiriu uma centena e meia de exemplares do livro “O gato que miou para mim” de Cristina da Silva Pinto para distribuí-los por todas as escolas primárias do concelho, ATL’s municipais, Biblioteca Ernesto Canto e Centro de Recolha Oficial.

O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo Vice-Presidente da autarquia, Pedro Furtado, na apresentação do livro que teve lugar no Centro Natália Correia.

“Queremos chamar à atenção das crianças e jovens para a temática do abandono e, acima de tudo, deixar neles o ‘bichinho’ da adoção. Este livro é um excelente exemplo de uma história de adoção bem sucedida e, por isso, queremos que esta mensagem de sensibilização e alerta chegue ao maior número de pessoas possíveis”, afirma o autarca.

A obra “O gato que miou para mim” conta uma história verídica de um gato de rua que foi acolhido por uma criança de quatro anos e pelos seus pais e, tal como é possível ler na sinopse, tem como objetivo trazer para a mesa assuntos como os “maus-tratos a animais” e o “resgate e acolhimento dos animais sem dono e sem amor”.

Pedro Furtado considerou esta obra “uma mais valia” para a literatura infanto-juvenil, enaltecendo a maneira “ternurenta” e “cativante” como a autora “contou uma história que lhe marcou a infância e que agora também pode marcar a de outros”.

No momento o autarca fez uma chamada de atenção para importância da adoção “responsável e pensada”, salientando que “são seres vivos que precisam de cuidados físicos e emocionais”, aproveitando ainda para destacar a evolução positiva do número de adoções.

“Deixa-nos muito satisfeitos saber que as adoções tem vindo a aumentar. O Centro Oficial de Recolha está com uma média anual de 700 adoções, partilhando um percentagem idêntica entre cães e gatos. Isto leva-nos a crer que a nossa política de vacinação e esterilização gratuita tem sido bem recebida”.

No fim do discurso, Pedro Furtado agradeceu a todos os colaboraram na realização do livro e distribuiu um exemplar do mesmo a todas as crianças presentes.