Dia da Criança em Ponta Delgada junta mais de duas mil crianças

diadacrianca29
diadacrianca51
01 Junho 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinalou hoje o Dia da Criança. O evento decorreu no Campo de São Francisco e juntou mais de duas mil crianças.
Na ocasião, o Presidente do Município expressou a “satisfação imensa” por celebrar este dia e ver o Campo de São Francisco repleto de crianças,  num evento que alia à diversão a pedagogia em áreas como a saúde em geral, a saúde mental em particular, a alimentação,  o desporto, a proteção ambiental e a proteção animal”.
Pedro Nascimento Cabral enfatizou que “este tipo de sensibilizações são fundamentais para o crescimento das nossas crianças”, razão pela qual “este é um dia muito importante para Ponta Delgada”.
O autarca congratulou-se com a também forte adesão por parte dos ateliers, que proporcionaram diversão, mas também conhecimento às crianças, educadores e famílias.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, recorde-se, dispõe de uma rede municipal de Ateliers de Tempos Livres que conta com vinte espaços distribuídos por várias freguesias do concelho e que dão uma resposta às necessidades de 1200 crianças, dos 3 aos 10 anos, num período pós-letivo.
A autarquia também tem ao dispor a ludoteca e Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, um espaço adaptado não só à leitura, mas também adequado para a realização de trabalhos e estudo acompanhado.
No período de verão, a Câmara disponibiliza um Campo de Férias para crianças a partir dos 10 anos.
Ademais, Ponta Delgada tem uma série de políticas de promoção da educação junto das escolas em sinergia com equipas da saúde escolar e do Instituto de Ação Social.
As comemorações do Dia da Criança deste ano contaram com a participação de várias entidades públicas e privada: Grupo de Amigos da Pediatria; Departamento de Matemática da Universidade dos Açores; Polícia de Segurança Pública de Ponta Delgada; Divisão de Desenvolvimento Social da autarquia; Polícia Municipal de Ponta Delgada; Colégio do Castanheiro – FUN LAB; Bem Estar Animal e Sensibilidade ambiental da Câmara Municipal de Ponta Delgada; Papelaria Resarte; Farmácia Garcia; Instituto de Apoio à Criança –Açores; DOME - Jardins e Espaços Verdes do Município; Lactaçores/ Unileite; Biblioteca Ernesto do Canto; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; USISM – Centro de Saúde de Ponta Delgada; Equipa de Saúde Mental Comunitária; Equipa de Saúde Escolar; e Núcleo de Apoio a crianças e Jovens em Risco.
O Clube de Ténis de São Miguel, os Gastrónomos dos Açores e a Confraria do Leite também marcaram presença.
O evento contou com o apoio da Finançor, Sodril e Unileite.