Câmara Municipal de Ponta Delgada avança com Projeto-Piloto PDL Housing First

31 Maio 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assume-se como pioneira e vai dar início ao projeto-piloto PDL Housing First”. O anúncio foi feito pelo Presidente do Município de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, após a aprovação, em reunião de Câmara e por unanimidade, das minutas dos protocolos de cooperação social com a “Novo Dia – Associação para a Inclusão Social” e a “Crescer na Maior”.

A autarquia avança, assim, com “uma possível resposta mais realista e humana à problemática das pessoas em situação de sem-abrigo”, concedendo, no âmbito deste projeto-piloto, um apoio financeiro às referidas Instituições de Solidariedade Social.

O Presidente do Município afirmou que “é com orgulho que Ponta Delgada é a primeira autarquia dos Açores a avançar com esta estratégia, relativamente recente na política pública e nos serviços sociais para pessoas em situação de sem abrigo. Não vamos ficar de braços cruzados a assistir à intensificação deste problema, sem procurarmos alternativas para responder às novas necessidades sociais, através de projetos resultantes de, cada vez mais, sinergias e de saberes técnicos”.

Neste momento, a autarquia tem duas casas, nas Capelas e em São Pedro, que serão atribuídas a duas pessoas, que terão um acompanhamento de 24 horas por dia de técnicos especializados. O nosso primeiro objetivo é chegar a 10 utentes e está ainda prevista o envolvimento de outras entidades, que irão avaliar o impacto e o sucesso do projeto”, adiantou o responsável autárquico.

Nesta reunião, Pedro Nascimento Cabral ainda realçou que “a Câmara Municipal tem desenvolvido, de forma inovadora, diversas ações e projetos de combate à pobreza e à exclusão social e esta é mais uma medida no âmbito social. Um projeto exclusivamente da autarquia, que pretende se expandir, pois, em caso de sucesso, certamente o Governo Regional também se irá associar ”.

O projeto ‘Housing First’ surgiu nos Estados Unidos da América há mais de 20 anos e foi introduzido em Portugal em 2009. Atualmente, 90% das pessoas acolhidas pelo projeto não regressam à condição de sem-abrigo, o que representa uma elevada taxa de sucesso.