Pedro Nascimento Cabral condecorado com a mais alta distinção dos Bombeiros Profissionais

26 Maio 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, recebeu, esta sexta-feira, o Colar de Mérito da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), a mais alta condecoração atribuída por aquela instituição.

Conforme a deliberação da ANBP e tal como lido na cerimónia de encerramento do 2º Encontro de Bombeiros dos Açores, que teve lugar no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, “o Colar de Mérito foi atribuído a Pedro Nascimento Cabral pelo seu desempenho, valorização dos bombeiros e proteção civil e na grande preocupação com a segurança dos munícipes do concelho de Ponta Delgada”.

“Esta sua preocupação e trabalho implementado, repercute-se diretamente em todo o país e nomeadamente na Região Autónoma dos Açores. É uma referência para a valorização dos bombeiros portugueses e para uma melhor salvaguarda da vida e haveres das populações”, refere a mesma deliberação da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, datada de 17 de abril deste ano.

Na sequência da condecoração, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada não escondeu “o orgulho por tão prestigiada distinção” e centrou o seu discurso no papel “vital e insubstituível” que os bombeiros ocupam na sociedade e, de um modo particular, num território com as especificidades dos Açores.

“Quero aqui, de viva-voz, agradecer muito agradecidamente a honrosa distinção que me foi dada e que recebo deveras emocionado. Estou extremamente sensibilizado e profundamente reconhecido por esta associação ter dirigido esta condecoração não só à minha pessoa, mas sobretudo à instituição que represento, a Câmara Municipal de Ponta Delgada”, começou por declarar o autarca.

“Como filho de um antigo Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada na década de 80, Jorge do Nascimento Cabral, habituei-me muito cedo a testemunhar as preocupações permanentes para melhorar as condições para o nobre desempenho da missão de ser Bombeiro. Desde a melhoria da sede, então aqui ao lado na Rua de São Joaquim, a atualização de equipamentos, modernização de viaturas, elevação das condições oferecidas ao corpo dos bombeiros, entre tantos outros desafios que na altura o meu Pai e a sua direção se debatiam”, lembrou ainda autarca aquando da sua intervenção na cerimónia.

Na ocasião, Pedro Nascimento Cabral defendeu ainda a importância de continuar a ser trabalhado o Estatuto Social do Bombeiro dos Açores, congratulando o Governo dos Açores pelo compromisso assumido e progressos desenvolvidos nesse mesmo sentido.

“É fundamental que se acautele o futuro estatuto social do bombeiro dos Açores na valorização dos Soldados da Paz e da sua missão – insubstituível, nos Açores”, sublinhou.

“Tratou-se aqui de trazer ao debate os meios e os modos de melhorar a atividade dos Bombeiros dos Açores, que considero de extrema justiça, quando finalmente, depois de 40 anos de uma luta justa, já mereciam que a nossa Região e o Governo dos Açores fosse sensível à construção de um futuro estatuto social do bombeiro dos Açores, que contemple as especificidades da vossa missão em prol da comunidade, as condições com que prestam este apoio, constante e voluntário a par da vossa vida profissional, com a perspetiva de poderem ter acesso a reforma antecipada dado o vosso trabalho, já de si desgastante”, defendeu o Presidente do Município.

E num discurso onde fez questão de enaltecer a “nobre” e “altruísta missão” dos bombeiros na Região, o autarca quis também recordar o registo de parceria e de colaboração estreita que nutre a relação entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

“Ponta Delgada e o seu Serviço Municipal de Proteção Civil têm nos bombeiros, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, um parceiro preponderante que nos merece todo o respeito, apoio e óbvia admiração”, disse.

“Como responsável municipal considero que será, igualmente, de partilhar este mesmo sentimento para com todos os bombeiros desta Região, hoje, aqui reunidos que, vivendo num arquipélago como o nosso, sujeito às intempéries do Atlântico e ao tremor constante da nossa origem vulcânica, entre tantos outros cataclismos que têm moldado a nossa forma de ser e de estar, são sempre os primeiros a socorrer as nossas populações em situações extremas e tantas vezes dramáticas; dia e noite, horas e horas incansáveis”, enfatizou Pedro Nascimento Cabral.