Pedro Nascimento Cabral recebe Embaixador da China em Portugal

07 Abril 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, recebeu esta sexta-feira, em audiência, o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang.

Na reunião foram abordados temas de interesse comum e possíveis perspetivas de cooperação entre a China e Ponta Delgada, ficando registada a intenção do município em “aprofundar laços culturais, comerciais e turísticos”.

“É preciso recordar que existe em Ponta Delgada e em São Miguel no geral, uma grande comunidade chinesa. Apesar que estar muito bem inserida socialmente, é preciso continuar a reunir esforços para fortalecer continuamente as relações de amizade e entreajuda”, indicou o Presidente do Município à saída da audiência.

Na ocasião, Zhao Bentang disse valorizar as relações entre a China e os Açores e, mostrou interesse em fortalecer esta ligação, depois de uma conversa que considerou “produtiva”.

“Portugal e a China são parceiros estratégicos globais, temos boas relações em várias áreas. Os Açores são uma região importante para nós, queremos mais acordos de cooperação e, por isso, estamos a reunir esforços conjuntos para amplificar e aprofundar esta aliança”, reforçou o Embaixador Zhao Bentang.

A audiência de cumprimentos ficou também marcada pelo entusiasmo do embaixador em criar protocolos de cooperação diretamente em Ponta Delgada e uma cidade chinesa, de modo a aproximar as duas comunidades.