Ponta Delgada avança com mais uma campanha gratuita de esterilização

30 Março 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do CRO - Centro de Recolha Oficial, vai promover uma campanha gratuita de esterilização para cadelas, gatas e gatos, que terá início já este mês abril.
Esta campanha, que será estendida aos municípios com quem a autarquia de Ponta Delgada tem protocolo, nomeadamente a Povoação e Vila Franca do Campo, decorrerá ao longo de todo o ano de 2023, em estreita coordenação com as Juntas de Freguesia e conta com a colaboração da Direção Regional de Agricultura.
Todos os interessados deverão solicitar na sua Junta de Freguesia um comprovativo de morada, da constituição do agregado familiar e de incapacidade financeira para proceder à esterilização do seu animal com recursos próprios.
Após a obtenção desta declaração, os beneficiários deverão contactar o Centro de Recolha Oficial pelo telefone 296 381 666 e agendar a intervenção.
Posteriormente, os beneficiários deverão dirigir-se com o seu animal às instalações do CRO (Canada das Murtas s/n, São Roque), no dia e hora marcados.
O Centro de Recolha Oficial também irá garantir, gratuitamente, não só a inscrição de todos os animais na RACE- Base de Dados Regional, como irá regularizar a situação daqueles que não possuem identificação eletrónica, nem a vacinação obrigatória por lei.
Com esta campanha de esterilização gratuita, o Município visa a salvaguarda do bem estar animal e da saúde pública. Através deste método previne-se o surgimento de ninhadas indesejadas que na maioria das vezes culminam no abandono contribuindo de forma significativa para a existência de animais errantes.
Recorde-se que o Centro de Recolha Oficial de Ponta Delgada foi o primeiro nos Açores a realizar campanhas de esterilização gratuita. Desde 2018 até 2022 procedeu à esterilização de 6016 animais, um número que o Município tem procurado aumentar, através das suas ações de sensibilização.