“Educação é pilar do progresso”, defende Pedro Nascimento Cabral

28 Março 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, convocou, esta terça-feira, o Conselho Local de Educação para instalar os seus representantes e dar um “primeiro passo nesta missão totalmente dedicada às crianças e jovens do concelho”.

“Falar no Conselho Local da Educação é falar do futuro, é assegurar o destino daqueles que amanhã vão continuar a construir e desenvolver o nosso município. Temos a absoluta convicção de que o pilar do progresso de uma sociedade está assente na educação. Ela é a base de tudo e, por isso, é com muito orgulho e satisfação que iniciamos os trabalhos deste órgão”, reforçou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Pedro Nascimento Cabral acrescentou querer “que a educação no nosso concelho seja motivo de orgulho para todos nós. Queremos contribuir para a qualidade de excelência das nossas escolas. Este é um trabalho a médio-longo prazo, mas que garante o bem-estar das próximas gerações. Queremos que os nossos jovens se sintam realizados aqui em Ponta Delgada, e, por isso, é a nossa missão fazer com que isto aconteça”.

Com efeito, lembrou o edil, a autarquia vai investir 13 milhões de euros para o desenvolvimento dos projetos e execução da construção de quatro escolas no concelho de Ponta Delgada e apoio à construção de uma nova residência universitária.

Está em curso o concurso público para a construção da Escola dos Fenais da Luz, mas a Câmara Municipal está a desenvolver os projetos para construir a Escola Cecília Meireles, na Fajã de Cima, Escola do Rossio, na Vila das Capelas e Escola de São Vicente Ferreira.

O Conselho Local de Educação (CLE) de Ponta Delgada reúne funções de natureza consultiva e de cooperação, tendo como principal objetivo contribuir para o aprofundamento da situação educativa do concelho, através dos seus diversos agentes e parceiros sociais.

Para além de dar a conhecer o missão deste órgão consultivo, a sessão que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, permitiu o esclarecimento de dúvidas e a sugestão de conteúdos a debater nas próximas reuniões.

Na ocasião, o Vereador Sérgio Rezendes, responsável pelo pelouro da educação, foi eleito para presidir ao CLE, que, obedecendo às disposições legais, é também composto por um representante das várias Juntas de Freguesia e da Assembleia Municipal.

Deste órgão consultivo fazem também parte personalidades representativas dos diversos estabelecimentos de ensino regular e profissional de Ponta Delgada e associações de pais. Integra ainda o Conselho Local de Educação um representante de instituições de solidariedade social.

“Precisamos do contributo de todos, das várias visões e ideias. Isto é um trabalho de equipa. Juntos podemos dar melhores condições, a vários níveis, às nossas crianças e jovens”, reiterou Pedro Nascimento Cabral no final da sessão.